IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Empreendedoras/es participam de intercâmbio para discutir gestão e comercialização de produtos da agricultura familiar

Empreendedoras/es participam de intercâmbio para discutir gestão e comercialização de produtos da agricultura familiar

Juazeiro sediou o intercâmbio e oficina voltados para “Estratégias de Funcionamento e Gestão de Negócios Sociais voltados à Comercialização de Produtos Sustentáveis da Agricultura Familiar”, reunindo 23 empreendimentos dos estados da Bahia, Pernambuco. Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O evento aconteceu nos dias 27 e 28 deste mês, com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências exitosas e discutir sobre gestão e estratégias dos empreendimentos voltados para a comercialização, com foco no varejo, dos produtos da Agricultura Familiar. Os/as representantes de cooperativas, associações e redes de organizações produtivas puderam ampliar o debate sobre diversos temas, dentre eles: abastecimento, layout e vendas, formalização dos empreendimentos, gestão e governança, marketing e comunicação.

A oficina contou também com uma rodada de negócios, momento que as/os empreendedores/as apresentaram alguns dos seus produtos para degustação e catálogo dos mesmos, fazendo contatos para futuras parcerias. “O evento também foi pensando neste momento de haver essas trocas… e muitos produtos vão circular mais, e a gente tem um ganho muito grande do ponto de vista social, porque isso tem um impacto na segurança alimentar das pessoas, no sentido de está acessando alimentos livres de veneno”, pontua Davi Fantuzzi, colaborador do Centro Sabiá e um dos facilitadores da oficina.

Em relação a possibilidade de parceria entre estes empreendimentos para negociação de produtos, Vânia Lima, representante do Centro de Organização dos Produtores Agroecológicos do Araripe – Coopagro, que tem um espaço em Ouricuri para comercializar produtos da agricultura familiar, adianta que “essas parcerias vai possibilitar diversificar nossos produtos, aquilo que não conseguimos produzir na nossa região possa vim de outros estados, fortalecendo nossa agricultura familiar”. Sobre o intercâmbio, Vânia destaca a riqueza de conhecimento presente no evento, o que, segundo ela, fortalece a ação junto aos agricultores e agricultoras: “aqui vimos algumas coisas que nossos agricultores também são capazes de hoje produzir”, ressalta Vânia.

Além dos debates, as/os participantes visitaram o Armazém da Central da Caatinga no centro de Juazeiro e o espaço onde será construído o Empório da Agricultura Familiar. Luís Eduardo Sobral, do Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador – Cetra, que assessora a Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, explicou que nelas agricultores e agricultoras comercializam alimentos cultivados com princípios agroecológicos em seus quintais. Hoje, a rede está estruturando uma loja física em Fortaleza e “pra gente foi muito rico e interessante conhecer a experiência da Central da Caatinga, a gente trocou conhecimento com muita gente daqui, pra gente vai ser muito importante levar esse conhecimento para as famílias agricultoras da rede de Feiras… a gente vai sair daqui fortalecido”, comentou Luís Eduardo.

Luís ainda destaca como algo positivo a relação dos empreendimentos da Bahia com o governo do estado e articulação presente entre as cooperativas, associações e redes baianas. Segundo ele, isso contribui para “estreitar essa relação campo e cidade, porque a sociedade vai ter acesso a produtos de qualidade e de um preço justo , produtos que trazem saúde para as famílias”.

O Intercâmbio foi realizado pelo Centro Sabiá, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Grupo Banco Mundial, Projeto Bahia Produtiva, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional e Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, com  o apoio do Irpaa através do projeto EcoForte Redes, da Fundação Banco do Brasil.

Texto e fotos: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Empreendedoras/es participam de intercâmbio para discutir gestão e comercialização de produtos da agricultura familiar

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005