IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Na Bahia, camponesas debatem violência contra a mulher

Na Bahia, camponesas debatem violência contra a mulher

São diversos os temas em debate que perpassam pelo 12º Acampamento das Trabalhadoras Rurais da Bahia, que reúne cerca de 500 mulheres no Parque de Exposição de Salvador, entre os dias 17 e 19 de março.

Com o tema “A luta e Organização das Mulheres Trabalhadoras Contra a Violência e pela Autonomia e Construção de um Projeto Popular”, o foco do debate desta terça-feira (18) se deu sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres.

Denice Santiago, coordenadora de Ações Temáticas da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), falou sobre os tipos de violência contra as mulheres (psicológica, moral, patrimonial, sexual e física) e debateu a importância da Lei Maria da Penha, das Delegacias Especiais de Atendimento a Mulher, ressaltando os aparelhos de proteção e ajuda como os Centros de Referência.

Para Denice, “todos estes espaços e leis são frutos da luta histórica das mulheres do campo e da cidade”.

Ao longo do debate, as camponesas problematizaram as dificuldades de acessar as políticas públicas e suas limitações enquanto instrumentos para romper com o ciclo de violência.

A autonomia, a valorização e o reconhecimento dos direitos das mulheres foram apontados como soluções, mas também a compreensão da necessidade da transformação das relações sociais como um todo.

Para as mulheres presentes, pontos como estes colocam os movimentos sociais como responsáveis por assumir a luta pelo fim da violência.

Sub-Plenárias

Na parte da tarde foram realizadas diversas sub-plenárias. Divididas em grupos de 30, as mulheres se centraram em temas como agroecologia, direitos sociais das mulheres, experiências de produção organizada pelas mulheres, plebiscito popular, políticas públicas, etc.

O principal objetivo desses espaços de formação consistiu na troca de experiências e no estudo permanente sobre as questões que norteiam a autonomia e enfrentamento à violência.

O Acampamento encerrou nesta quarta-feira (19), com a retirada de encaminhamentos para consolidar ações locais e conjuntas entre os movimentos sociais.

Disponível em:www.mst.org.br/


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Na Bahia, camponesas debatem violência contra a mulher

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005