IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Participantes do SemiáridoShow debatem Comunicação em minicurso

Participantes do SemiáridoShow debatem Comunicação em minicurso

Discutir a comunicação enquanto direito. Essa foi a proposta do minicurso de Comunicação para Convivência com Semiárido realizado pelo Irpaa na manhã desta quarta-feira (21). A atividade faz parte da programação da Feira SemiáridoShow e contou com um público diverso como comunicadores/as populares, estudantes de Escolas Famílias Agrícolas, representantes de movimentos sociais e outros segmentos para discutir o tema.

O minicurso começou com uma análise sobre as imagens e assuntos utilizados pela grande mídia para representar o Semiárido: terra seca, animais mortos, carros pipa, falta de chuva. Um conjunto de elementos que contribuem negativamente para formar a ideia da população sobre a região.  Em seguida, foram apresentados dados sobre o monopólio dos grandes meios de comunicação no Brasil.

De acordo com a jornalista que ministrou a atividade, Érica Daiane Costa, os meios de comunicação de massa mais assistidos, ouvidos e lidos no país pertencem a um grupo hegemônico formado por poucas pessoas que concentram a informação consumida pelos brasileiros, formando o latifúndio da comunicação. “Um estudo do Projeto Donos da Mídia, divulgado em 2008, mostra que apenas 11 famílias dominam a comunicação no Brasil”, ressaltou a também colaboradora do Irpaa.

A pauta da necessidade de democratizar a comunicação esteve presente em todo o minicurso. A possibilidade de construir novos paradigmas e romper com a lógica mercadológica que é estabelecida pelos grupos proprietários dos meios de comunicação foi o que motivou Eugênio Cardoso, professor e militante do MST PE, a participar da discussão. Para ele, a comunicação concentrada contribui para a perpetuação do poder, impedindo assim o acesso à direitos como à terra, à água, educação e tantos outros direitos negados ao povo. “A democratização da comunicação proporcionará a difusão da nossa cultura, do nosso saber. A gente não tem espaço na grande mídia pra divulgar e dizer quem nós somos e o que fazemos com a nossa cara, com o nosso jeito”.  O professor destacou ainda que “a mídia manipula o senso comum da população contra os movimentos sociais, do campo e da cidade, contra ONGs, contra instituições de ensino que desafiam fazer uma ciência contra conhecimentos já instituídos”, numa tentativa de desqualificar todas às lutas das minorias.

Ao final do minicurso, o grupo pode conhecer o “Cordel da Regulamentação”, um vídeo produzido pelo Centro Cultural Luiz Freire para falara sobre a proposta de lei de iniciativa popular para um novo marco regulatório da comunicação no Brasil. Além disso, houve ainda a apresentação da experiência do Projeto Jovens Radialistas, desenvolvido em municípios do Piauí com o objetivo de contribuir com a democratização da mídia.

A 6ª edição da Feira SemiáridoShow 2015 é uma realização da Embrapa em parceria com o Irpaa. A Feira acontece de 20 e 23 de outubro, na Embrapa Produtos e Mercados, BR 428, KM 148, Petrolina – PE.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Participantes do SemiáridoShow debatem Comunicação em minicurso

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005