IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Em Sento Sé, feirantes participam de formação sobe agroecologia

Em Sento Sé, feirantes participam de formação sobe agroecologia

Na manhã do último dia 11, reuniram-se em Sento Sé (BA), representantes do Irpaa, Rede Mulher, Secretaria de Agricultura e agricultores/as que participam da feira agroecológica do município. A intenção foi realizar diálogos com intuito de aprimorar conhecimentos relacionados a aspectos da agroecologia.

Nessa formação foram trabalhados conceitos que dão base à agroecologia, a exemplo de segurança alimentar, cultura local e resgates de práticas como guardar sementes e trocas de produtos entre as/os agricultores/as. “Eu planto pra comer e o que sobra eu vendo na feira’’, diz a agricultora Uilma Oliveira, da comunidade de Limoeiro Pascoal. Essa fala trouxe para o debate a importância de priorizar a segurança alimentar e o consumo de alimentos de qualidade.

A Feira agroecológica passou a ser realizada no município em julho deste ano e acontece a cada 15 dias em um espaço público onde funcionava a academia do idoso. A proposta dessa formação partiu das/dos agricultores/as e demais participantes envolvidos/as na feira, ao se darem conta que integram uma feira agroecológica, mas que tem dificuldades de relatar o que é agroecologia.

Jaciara Ladislau, da comunidade de Andorinhas, relatou que a formação foi muito importante para entender que a agroecologia transcende a produção orgânica, pois a produção agroecológica se baseia no respeito à natureza, que dá condições para produzir, ao ser humano, que trabalhou para produzir e ao consumidor, que é o elo final deste círculo virtuoso.

“A gente comprar na feira agroecológica é bem diferente de ir comprar no mercado, porque no mercado não tem a coisa do olho no olho e não passa a confiança, onde na feira o comprador tem o contado direto com o agricultor, tendo um elo a mais de confiança em relação aos produtos”, comenta Cléia Nascimento, ao pontuar a importância de compreender a diferença entre o modelo de produção agroecológica e a produção convencional.

Conforme avaliou a equipe do Irpaa, ao final da formação, as/os agricultores ficaram fortalecidos e animados para tocar a feira com maior empenho, pois com a formação se deram conta que estão em um processo que visa algo além de ganhos pessoais, estão em uma feira que objetiva produzir e comercializar com responsabilidade social, sem exploração dos envolvidos na prática.

O grupo conta com assessoria do Irpaa por meio do Pró-Semiárido, Projeto do Governo do estado da Bahia executado pela Companhia de Ação Regional (Car) a partir de Acordo de Empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Texto: Daniela Alves – Agente Comunitária Rural
Fotos: Tamillo Souza
Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Em Sento Sé, feirantes participam de formação sobe agroecologia

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005