IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Irpaa acompanha uso do Livro Contextualizado nas escolas municipais de Curaçá

Irpaa acompanha uso do Livro Contextualizado nas escolas municipais de Curaçá

Monitorar o uso didático do Livro “Conhecendo o Semiárido I e II” foi um dos objetivos das visitas realizadas este mês pelo Eixo Educação do Irpaa nas escolas do município de Curaçá, que fazem uso do livro desde o ano passado. As turmas do 4º e 5º ano das escolas de Barro Vermelho, Poço de Fora, Mundo Novo, São Bento, Ferrete e Roçado avaliaram como positivo o conteúdo do livro, destacando o quanto as informações e a arte visual do material facilita a compreensão do Semiárido, do local onde vivem e dos aspectos culturais e econômicos da região. Em todas as turmas, o enredo e os personagens que surgem ao longo do livro contextualizam o conhecimento, facilitando a compreensão e a reflexão sobre a própria região.

Com o desafio de turma multiseriada, a professora Cleusimar Gonçalves de Sena confirma que o livro dialoga com os outros conteúdos necessários para a formação dos estudantes. Para a coordenadora pedagógica, da escola João Francisco Félix, de Poço de Fora, Diana Félix Domingues Rocha, o livro tem sido um suporte pedagógico fundamental para os professores, já que antes não tinham material contextualizado par trabalhar em sala de aula, “Eles [os livros] trazem tudo que a gente precisava de teorização e sinaliza os caminho que a gente pode ir para as vivências”, avalia.

Durante a visita, os/as estudantes aproveitaram a presença de uma das autoras do livro, Edineuza Souza, para saberem como foi o processo de construção do livro, o porquê dos personagens e as histórias escolhidas, quem fez os desenhos, o motivo de escreverem o livro contextualizado, entre outras perguntas. Na ocasião, Edineuza aproveitou para ouvir as sugestões e as dificuldades existentes com o uso do livro.

Para a estudante do 4º ano da Escola João Francisco Félix, Meire de Oliveira, 09 anos, a orientação do saber a partir da professora tem provocado nela um olhar mais cuidadoso em relação a natureza, “estou aprendendo mais sobre a Caatinga”, conta. A estudante destaca também na sua avaliação o quanto gostou da história da formiguinha Zanza, uma formiga que nunca tinha saído do formigueiro e por não conhecer o local onde mora se perde na sua viagem.

Na última segunda-feira (15) os/as professores/as e coordenadores/as pedagógicos das escolas de Curaçá se reuniram na quarta formação do Projeto para relatarem como tem sido a experiência do uso do livro didático, apresentando sistematizações das produções dos estudantes a partir da provocação do livro.


O Livro

O livro “Conhecendo o Semiárido volume 1 e 2” começou a ser utilizado em escolas da Rede Municipal de Juazeiro e Curaçá, na Bahia, em 2014. O Irpaa, enquanto parceiro destes municípios que estão adotando o material contextualizado, está fazendo o acompanhamento pedagógico nas escolas.

O paradidático é uma produção do Irpaa em parceria com a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro – Resab, com o objetivo de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem contextualizado. A produção do paradidático partiu da ausência de materiais contextualizados ao Semiárido e a necessidade de promover este trabalho no âmbito da educação formal.


Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa acompanha uso do Livro Contextualizado nas escolas municipais de Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005