IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Experiências exitosas de Convivência com o Semiárido animam agricultores/as de Sento Sé

Experiências exitosas de Convivência com o Semiárido animam agricultores/as de Sento Sé

Durante dois dias, um grupo de agricultores/as familiares moradores/as de comunidades rurais de Sento Sé, contemplados pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), se animaram com experiências exitosas de Convivência com o Semiárido que conheceram durante Intercâmbio. As/os participantes viajaram por comunidades rurais de Juazeiro e Sobradinho para conhecerem práticas de outros/as agricultores/as, a exemplo da produção apropriada de alimentos, experiências com apicultura, criação de galinhas, gestão da água para a produção, beneficiamento de romã, assim como práticas de uma educação contextualizada realizada pela Escola Família Agrícola de Sobradinho (Efas), entre outras.

A partir destas percepções e também da troca de saberes, as/os participantes puderam conhecer várias oportunidades e as viabilidades de produção de alimentos a partir de uma gestão da água disponível, assim como a consolidação da proposta da Convivência com o Semiárido, que vem garantindo a qualidade de vida dos povos desta região.

Umas das experiências visitadas foi a de apicultura desenvolvida por alguns moradores/as da comunidade de Terra Nossa, em Sobradinho, com a Assessoria do Sajuc – Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade. Eles/as iniciaram há pouco tempo, mas já apontam as viabilidades da apicultura na sua rotina de produção. “Foi uma descoberta muito importante...todo dia a gente aprende alguma coisa”, avalia a agricultora Maria das Dores, que informa que já perdeu o medo de trabalhar com as abelhas. Seu Adélio Nunes da Silva, apicultor de Sento Sé que conheceu de perto esta prática, algumas informações sobre os cuidados com a criação de abelhas vão ser decisivas para aprimorar sua prática com a apicultura que já desenvolve em Sento Sé.

O Coordenador do Projeto, o colaborador do Irpaa Álvaro Luiz Alves, explica que a ideia de um momento como este é apresentar uma gama de atividades e mostrar as várias possibilidades que a região semiárida pode oportunizar para os seus habitantes. “O pessoal não vai produzir tudo isso... mas a possibilidade de ter famílias produzindo bem, com uma alimentação adequada, saudável é cada vez maior com essa diversificação”, pontua.

Quem fez uma balanço geral de conhecimentos somados a partir deste intercâmbio foi o apicultor, agricultor e professor Edson Souza de Carvalho, da comunidade de Desengano. “É isso que a gente precisa aprender, a conviver … a chuva é escassa. Nós tiramos de lição que dá para a gente produzir com pouca água, como nós vimos em Seu José, com a produção de romãs [no Salitre, Juazeiro]”, aponta. Ele destacou também a importância da Efas para o desenvolvimento da região, contemplando filhos e filhas de agricultores/as, principalmente, de Sento Sé.

Momento lúdico educativo

No segundo dia do Intercâmbio, as/os participantes tiveram a oportunidade de interagir em uma encenação teatral realizada pelos colaboradores do Irpaa, Antônio Ivo e Raimundo Fábio, que trataram do tema dos problemas de uso de agrotóxicos nos plantios, assim como falaram da importância de uma alimentação saudável para saúde humana e do planeta. Após a apresentação, que aconteceu no Centro de Formação D. José Rodrigues, em Juazeiro, o grupo seguiu para conhecer outras experiências na comunidade de Cacimba do Silva, no mesmo município.

Os/as participantes do Intercâmbios são agricultores e agricultoras participantes do Programa Uma Terra e Duas Águas, da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA, realizado nesta região pelo Irpaa com financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES. Estas pessoas são contempladas com tecnologias sociais, participam de cursos, intercâmbios de experiências, promovem troca de saberes, entre outras ações ao longo da realização do Projeto.  

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Experiências exitosas de Convivência com o Semiárido animam agricultores/as de Sento Sé

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005