IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Juazeiro sedia Semana de Celebração dos 25 Anos do Irpaa

Juazeiro sedia Semana de Celebração dos 25 Anos do Irpaa

Os 25 anos de trabalho do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa em defesa da Convivência com o Semiárido será celebrado no período de 14 a 18 de abril, com uma programação diversificada que acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto e no Centro de Formação D. José Rodrigues, em Juazeiro (BA).

Agricultores/as, organizações parceiras e demais convidados/as irão participar de mini-cursos, seminários, painéis de trocas de experiências, Feira de Saberes e Sabores do Semiárido, além de shows, apresentações culturais e celebração religiosa. Durante o evento haverá também lançamento do vídeo institucional e de publicações da entidade e de outros autores.

Toda a programação, que terá início dia 14 (terça-feira) às 19:30h, foi pensada para festejar não apenas o aniversário da instituição, mas toda a Caminhada em defesa da Convivência com o Semiárido, considerando o protagonismo das comunidades e das famílias que acreditaram e passaram a vivenciar na prática esta proposta.

Estarão presentes nos espaços de discussão, representantes das comunidades acompanhadas pelo Irpaa ao longo dos anos, bem como organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e órgãos dos governos municipais, estadual e federal que se relacionam com o trabalho do Irpaa.

Ao longo dos dias, haverá também uma vasta programação cultural, com destaque para grupos populares regionais de música, capoeira, hip-hop, repente, samba-de-véio, teatro, dança, cordel. A Feira de Saberes e Sabores que acontece nas noites dos dias 15 e 16 e o show cultural na noite do dia 18, ambos no Centro de Cultura João Gilberto, serão abertos à sociedade em geral.


Histórico

O Irpaa é uma Organização Não Governamental fundada em 17 de abril de 1990, tendo como presidente D. José Rodrigues de Souza, bispo de Juazeiro no período de 1975 a 2003. Nos seus primeiros dez anos de existência o Irpaa tinha com objetivo divulgar a proposta de Convivência, já na segunda década se debruçou sobre a consolidação da mesma. Nesses 25 anos, somando-se a outras organizações, uma das prioridades vem sendo a defesa de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido.

Dentre as principais conquistas, a instituição celebra a participação na criação de Redes como Articulação do Semiárido brasileiro (Asa), Rede de Educação do Semiárido brasileiro (Resab), Articulação Popular São Francisco Vivo, além da participação ativa em outros espaços importantes como o Fórum Baiano de Agricultura Familiar, Rede de Ater, Articulação Nacional de Agroecologia, Colegiado do Território Sertão do São Francisco, entre outros. Conselhos municipais, estaduais e nacional como o de Desenvolvimento Rural, Segurança Alimentar, Meio Ambiente, entre outros, também contam com representação do Instituto.

O incentivo à criação de associações, grupos produtivos e Cooperativas, a exemplo da Coopercuc, faz parte da história do Irpaa, que enxerga o potencial da Caatinga e preza pela valorização do modo de viver das comunidades do Semiárido. A execução de programas de acesso à agua nas comunidades rurais e a realização de eventos de formação como a Escola de Convivência com o Semiárido, somam-se a uma série de outras ações da entidade em diversas regiões do Semiárido brasileiro.

A celebração de aniversário do Irpaa teve início em junho de 2014 e seguiu durante os últimos meses com a realização de ações e eventos no Sertão do São Francisco, a exemplo de sessões especiais nas Câmaras de Vereadores e entrevistas nos meios de comunicação da região. Nos próximos meses ainda haverá programações alusivas ao aniversário.

Texto: Comunicação IRPAA
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juazeiro sedia Semana de Celebração dos 25 Anos do Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005