IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Nota de Pesar

Nota de Pesar

Faleceu o fotógrafo João Zinclar. Para nós, povos do Rio São Francisco, membros da Articulação Popular São Francisco Vivo, além da saudade, da tristeza por esta grande e lamentável perda, fica também a gratidão. Tantas foram as vezes em que pudemos contar com a companhia e com o trabalho aliado à militância deste grande profissional da comunicação.

Zinclar foi vítima de um acidente entre um ônibus e um caminhão na madrugada deste sábado (19) quando viajava do Espírito Santo para o Rio de Janeiro. Morreu como vivia... viajando. Ele esteve em muitos lugares e sempre buscando registrar o que ele via e queria que mais pessoas vissem. As lentes de suas câmeras sempre estiveram a serviço da justiça social, da força popular, dos que se movimentam em busca de um mundo melhor. Soube usar bem um talento que lhes era peculiar.

Apaixonado pelo Rio São Francisco, tem fotos espalhadas pelo mundo inteiro, as quais mostram as belezas no nosso Velho Chico, as vidas que ele faz pulsar, bem como denunciam as diversas realidades de degradação que o Rio vem sofrendo.

Ao Vale do São Francisco João veio inúmeras vezes. Fotografou os dois jejuns de Dom Luiz Cáppio contra à Transposição do São Francisco, lançou livro de fotografias, visitou as já deterioradas obras da Transposição, acompanhou a Marcha das Águas contra as Usinas Nucleares em Itacuruba (PE), etc.

Em 2010, João Zinclar lançou o livro "O Rio São Francisco e as águas no sertão", um ensaio fotográfico que reúne fotos tiradas ao longo de viagem pelo Velho Chico em um período de cinco anos. As fotos utilizadas neste livro, assim como tantas sempre gentilmente cedidas para movimentos e militantes sociais, ficam como lembrança e como prova viva do compromisso de alguém que dizia: “é gratificante colocar minha fotografia a serviço da luta do povo”.

Que Deus conforte a família do nosso querido João e que sua ausência nos dê força para persistir na caminhada.

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
 

Foto: João Zinclar na Serra da Canastra (MG)


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Nota de Pesar

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005