IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Cooperativismo potencializa agricultura familiar em Massaroca

Cooperativismo potencializa agricultura familiar em Massaroca

Agora quem visita o distrito de Massaroca, em Juazeiro ou transita pela BR 407, já pode adquirir uma diversidade de produtos da agricultura familiar regional em um espaço de comercialização que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. Batizado de Quiosque da Umbuzada, o local, que está sob a gestão da Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama), foi inaugurado no último sábado (25). A programação contou com apresentações artísticas, degustação de alimentos, tendo a umbuzada como um dos destaques, e muita alegria pela conquista coletiva de mais um objetivo dos/as agricultores/as.

“Tudo que a gente recebe, seja bem vindo, porque alguma coisa fica no final”, ressaltou o vice-presidente da Coofama, Raimundo Arcanjo de Lima, ao comentar sobre o recebimento do Quiosque e a importância do trabalho de assessoria técnica junto às famílias cooperadas. Ele também enfatizou o quanto o trabalho da entidade serve de inspiração, pelos resultados alcançados.

Os frutos, apontados por seu Raimundo, podem ser percebidos nas prateleiras cheias de produtos oriundos do trabalho dedicado de 24 cooperados/as. No espaço estão disponíveis ovos caipiras, uma variedade de ítens beneficiados do umbu, maracujá do mato e tamarindo, entre outros. Além disso, tem hortaliças e outros cultivos das famílias agricultoras.

Uma das participantes no evento de inauguração, Adriana Leandra, gostou do que viu. “[...] tá muito organizado. Eu creio que a partir daqui vai ser um fortalecimento, nossos produtos vão ser reconhecidos, vai ser uma expansão, a gente tá aqui em frente a BR [...] outras cidades vão conhecer os produtos de qualidade que têm aqui, orgânicos”. Adriana, que preside a associação da vizinha comunidade Lagoinha e também integra o comitê de associações existente na região de Massaroca, demonstrou muita felicidade pela instalação do espaço no distrito.

De acordo com a secretária da Coofama, Ana Lúcia Silva, a ideia é que a gestão do Quiosque potencialize o trabalho em rede, com entidades parceiras, com a valorização do trabalho das mulheres rurais e de cooperativas da região. Além de incentivar a cultura local e o protagonismo da juventude.

Em Massaroca já acontece uma feira agroecológica, que foi incentivada também pelas ações de assessoria técnica junto às famílias agricultoras. O novo espaço é estratégico e chega para somar no incentivo dessas famílias. “As coisas estão conectadas e são processos que estão fomentando a agricultura familiar na região, com foco na Convivência com o Semiárido e a produção Agroecológica. Alguns agricultores/as também estão no processo de certificação orgânica, para estar alcançando novos mercados. [...] é mais um passo, um acesso a políticas públicas e um avanço para os agricultores/as da região de Massaroca”, ressalta o coordenador institucional do Irpaa, Clérison Belém.

A Coofama já atua em outras iniciativas coletivas, a exemplo de uma unidade de beneficiamento de frutas da caatinga e um entreposto de ovos. A gestão do Quiosque evidencia ainda mais a importância da cooperativa e revela a potência da força coletiva. Através da cooperação, com cada pessoa colaborando de alguma forma com suas práticas agroecológicas, eles/elas somam esforços e colhem juntos/as os resultados. Por isso mesmo, seu Raimundo fez questão de destacar o quanto o trabalho da cooperativa é inspirador.

A conquista do Quiosque demonstra ainda o quanto é essencial uma atuação engajada da entidade, principalmente no trabalho de articulação de apoios do poder público e de organizações parceiras. Comunidade unida também fortalece a luta pela garantia de direitos e acesso às políticas públicas.

O Quiosque da Umbuzada e as atividades de assessoria técnica das famílias agricultoras no distrito são resultados do projeto Pró-Semiárido, do Governo da Bahia. As ações na região de Massaroca são executadas pelo Irpaa, a serviço da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos via acordo de empréstimo do Estado da Bahia com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cooperativismo potencializa agricultura familiar em Massaroca

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005