IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Intercâmbio: oportunidade de construir um novo olhar para o Semiárido

Intercâmbio: oportunidade de construir um novo olhar para o Semiárido

A construção coletiva de saberes, a oportunidade de conhecer novas experiências, compartilhar conhecimentos, promover e divulgar as potencialidades e riquezas do Semiárido, são alguns dos objetivos dos intercâmbios realizados com as famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Com esse intuito, o Irpaa, realizou nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Intercâmbio Intermunicipal com as agricultoras e agricultores beneficiados/as pelo P1+2 Petrobrás dos municípios de Curaçá, Juazeiro e Casa Nova.

As/os agricultores/as conheceram o quintal produtivo de José Barbosa de Souza Filho, que com muito orgulho mostrou o pomar com limão, laranja, banana, outras frutas e o plantio de romã, fruto que ele beneficia para produzir xaropes, agregando maior valor econômico à fruta. Ele também demostrou o sistema de irrigação para molhar as plantas através do gotejamento, o que ajuda a economizar a água. “Eu molhava os pés de romã com a lata, depois que criei esse sistema de gotejamento a água da cisterna dura o ano todo”, declara Seu José.

Vivenciar novas práticas de Convivência com o Semiárido fortalece e incentiva ao/os participantes do intercâmbio a desenvolverem essa proposta em suas propriedades. De acordo com Josefa Nelia Alves, presidente da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Salgado e Adjacentes, os intercâmbios são espaços de sumo valor para os/as agricultores/as aprimorarem suas atividades. “Seu José mostrou pra gente a importância de saber administrar a água que tem na comunidade... e que o conhecimento faz a diferença, muitas pessoas não tem o conhecimento que com um pouco de água, usando uma tecnologia mais viável podem produzir algo que podem ser sua renda familiar”, afirma.

Os/as participantes do Intercâmbio visitaram outras experiências, como a Escola Família Agrícola de Sobradinho – EFAS, a Associação Fonte de Vida, que produz de forma orgânica a acerola, a Aldeia Indígena Truká e a Usina Hidrelétrica de Sobradinho. Além de construir novos conhecimentos a partir dessas visitas, a relação entre as/os beneficiários do P1+2 durante o Intercâmbio é outro momento importante para vivenciar a troca de informações.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intercâmbio: oportunidade de construir um novo olhar para o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005