IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Organização da juventude promove I Feira Diversidade do Sertão de Pilão Arcado

Organização da juventude promove  I  Feira Diversidade do Sertão de Pilão Arcado

Quem passou pela Praça Central de Pilão na última sexta-feira (13), foi recepcionado com os sabores e saberes oriundos da agricultura familiar, presentes nos alimentos, bebidas e artesanatos. A Feira “Diversidade do Sertão de Pilão Arcado” nasce com desejo de ser um espaço para expor, divulgar e comercializar os alimentos cultivados, com princípios agroecológicos, nos quintais produtivos das agricultoras e agricultores da região. Além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis.

“Essa feira foi pensada a partir do momento de tentar criar rede entre consumidor e expositor, pensando no trabalho campo e cidade”, explica o jovem Joelson Lopes Nascimento, presidente da Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar no Estado da Bahia (ATAF), uma das realizadoras da Feira.

A diversidade não estava apenas no nome da feira, o evento reuniu aproximadamente 40 produtos entre in natura e os beneficiados vindos das comunidades rurais de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes. Em cada doce, bolo, peta, queijo, requeijão, hortaliça e bebida estava presente a história de luta e resistência da agricultura familiar.

A visitante da feira, Ormezinda destaca a agroecologia como elemento que instigou a sua ida ao evento, “eu achei bem interessante ser a primeira feira agroecológica, quando fala agroecológica eu entendo que vai ter uma diversidade muito grande dos produtos da agricultura familiar”. Ela ainda destaca que a diversidade presente comprova que “a agricultura não é fraca, tem futuro, basta ter investimento”, afirma Ormezinda.

A Feira Diversidades do Sertão é uma das ações do Projeto de Inclusão Social, Produtiva e Econômica de Famílias Agricultoras em Feiras Agroecológicas (Improfeiras), fruto do convênio entre a ATAF e o Pró-Semiárido, que é um projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia.


Troca de Experiências

As/os visitantes da Feira puderam participar de palestras com a temática biodiversidade ecomercialização com foco no beneficiamento de produtos da Caatinga. Em relação a comercialização, a palestrante Denise Cardoso, presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá - Coopercuc, defende que os agricultores e agricultoras potencializem a diversidade da cadeia produtiva presente nas suas propriedades.

Além disso, ela aponta que é preciso “acessar as políticas de públicas de comercialização(…), como o PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]. É interessante, que os grupos façam essa pré-conversa com as prefeituras para apresentar os produtos, fazer um beneficiamento simples, exemplo, transformar a tapioca em um beiju recheado, fazer um bolo, incrementar para que as prefeituras de fato coloquem no cardápio da merenda escolar”, argumenta Denise.

Organização da juventude

Em 2016, jovens filhos e filhas de agricultores e estudantes da Escola Família Agrícola de Monte Santo fundaram a ATAF, que é constituída por jovens de cinco municípios do Território Sertão São Francisco e hoje tem sede na cidade de Remanso. A associação nasce da necessidade de garantir a permanência da juventude no campo, de “trabalhar em prol de suas comunidades e fazer o processo de formação”, explica Joelson.

A feira foi organizada pela Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar no Estado da Bahia (ATAF) em parceria com o SASOP, e com o apoio da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Paróquia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pilão Arcado, Pastoral da Criança, União das Associações de Fundo de Pasto de Pilão Arcado (UNAFFPA), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) entre outros parceiros municipais.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Organização da juventude promove I Feira Diversidade do Sertão de Pilão Arcado

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005