IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Quintais forrageiros inspiram famílias agricultoras a diversificarem produção nos agroecossistemas

Quintais forrageiros inspiram famílias agricultoras a diversificarem produção nos agroecossistemas

Uma inspiradora experiência vem sendo realizada por famílias agricultoras na comunidade Serra da Boa Vista, distrito de Massaroca, em Juazeiro-BA. A partir do projeto Pró-Semiárido foram implantados quintais forrageiros nos agroecossistemas de famílias que compõem o grupo de interesse caprinovinocultura.

Essa ação teve como objetivo incentivar as famílias, que até então, dedicavam-se quase que exclusivamente ao cultivo de tomate e pimentão, a produzirem alimento para o rebanho, plantando culturas forrageiras para garantir estoque em campo, além do armazenamento através de silagem e feno. Através do Projeto, as famílias perceberam a importância de diversificar a produção dentro dos seus agroecossistemas.

A agricultora Maria Luzia de Carvalho, uma das protagonistas nesta experiência na comunidade Serra da Boa Vista, relata a dificuldade que já enfrentou por não ter água disponível para produção, e ressalta o diferencial do projeto para sua vida e visão relacionada à Convivência com o Semiárido. “Eu fiz meu esforço, instalei meu poço, plantei, e agora tenho comida para minha criação, tenho as coisas para comer também, as plantas de remédio, e tá sendo muito bom”, conta a agricultora. Ela que já tem plantado no seu quintal, palma, milho, sorgo, capim de corte, coentro, feijão de corda, gergelim, banana e pinha, conta com alegria sobre os bons resultados obtidos.

Para Maiara Carvalho, colaboradora do Irpaa que acompanha as famílias, foi muito gratificante ver a implantação dos quintais, pois algumas famílias foram além da proposta inicial de cultivar espécies forrageiras e estão diversificando seus quintais a partir do cultivo de hortaliças, plantas frutíferas, leguminosas etc. “Perceber que essa ação está gerando impactos numa comunidade, que não tinha o hábito da produção de plantas forrageiras, e principalmente, dessa diversidade de cultivos, é grandioso, alimenta nosso dia a dia”, confessa Maiara.

Para o agricultor, Anderson de Carvalho Oliveira, também da comunidade Serra da Boa Vista, o projeto chegou na hora certa e conseguiu renovar as perspectivas de produção de alimentos e da criação animal na comunidade. “Um projeto que chegou em boa hora, que veio para ampliar a produção de caprinos e ovinos, que veio para dar mais qualidade ao criatório”. Após o Projeto, o agricultor ampliou a área produtiva de palma, milho, capim e o sorgo, que para ele foi a grande revelação, pois nem ele, nem sua família conheciam-no.

O Pró-Semiárido é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Texto: Eixo Educação e Comunicação
Foto: Eixo Clima e Água 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Quintais forrageiros inspiram famílias agricultoras a diversificarem produção nos agroecossistemas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005