IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Aprender brincado: escola de Uauá vivencia ações lúdicas como instrumento de aprendizado

Aprender brincado: escola de Uauá vivencia ações lúdicas como instrumento de aprendizado

Aprender e trocar saberes a partir de atividades lúdicas é uma ação que vem sendo potencializada pelo Irpaa com objetivo de fortalecer a proposta de Convivência com o Semiárido. Nesse último sábado (12), as crianças e adolescentes da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na comunidade Umbuzeiro, no interior de Uauá, tiveram um momento recreativo organizado por colaboradores/as do Irpaa, através do Projeto “Roda de leituras: valorização da infância e da adolescência”.

Esse momento contou com contação de histórias, desenhos, roda de leitura, brincadeiras, sendo todas as atividades contextualizadas com a realidade das crianças presentes. Para tornar as atividades mais atraentes, houve apresentação teatral da dupla de personagens Ignorantenaldo e Frozina,  que abordaram as questões relacionadas à preservação da água, da terra, a importância das tecnologias sociais e das plantas da Caatinga, entre outras temáticas.

Durante a intervenção dos personagens, interpretados pelos/as colaboradores/as do Irpaa Alaíde Régia Sena e Antônio Ivo Rodrigue,s as crianças participavam das brincadeiras, mostrando seus conhecimentos em relação à vegetação a armazenamento de água, criação de animais e outros assuntos e práticas que estão presentes no seu cotidiano.

Para o recreador Antônio Ivo, essas atividades lúdicas possibilitam trazer a realidade de cada criança para a atividade em uma linguagem de fácil compreensão. Outra ação importante é a adaptação dos livros infantis, “a questão maior aí (adaptação) e a valorização, não adianta esses valorizarem quem vem de São Paulo, do Rio ... se eles não valorizam o que eles conhecem e tá tão próximo aqui das comunidades”, pontuou Antônio Ivo.

Todas essas atividades recreativas já vêm sendo desenvolvidas em outras comunidades acompanhadas pelo Irpaa e de acordo com Antônio Ivo é perceptível que as crianças compreendam os conteúdos abordados durante as atividades. Além de absorver essas informações, elas colocam em prática o aprendizado adquirido a partir das brincadeiras. “A própria comunidade nota a diferença das atitudes das crianças, quando elas chegam em casa conversam com os pais sobre os dia a dia deles” enfatizou Antônio Ivo.

A educadora social Eliene Maria de Santana, também participou do momento recreativo e comentou que a escola trabalha com a proposta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, onde desenvolve atividades e conversas a partir da realidade da comunidade. Ela avalia a intervenção do Irpaa como um momento enriquecedor e que só vem contribuir com seu trabalho realizado junto com as crianças e adolescentes. “Às vezes eu estou aqui todos os dias, eles (crianças) acham que é besteira minha... vocês vindo com um trabalho desse e acrescentar muito mais”, afirmou Eliene.

As crianças avaliaram o momento como engraçado e divertido. Mas, em cada olhar, se percebe que, além da alegria, eles/elas compreenderam o intuito da atividade e a importância de conviver em equilíbrio com a natureza.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo tem como proposta complementar as atividades da comunidade e da família em relação à proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Esse espaço busca trabalhar e desenvolver a convivência comunitária, fortalecer os laços familiares, o sentimento de pertencimento e de identidade das comunidade na qual estão inseridos, além de possibilitar as trocas de saberes, vivências e culturas. 

Na comunidade de Umbuzeiro, o serviço funciona duas vezes por semana, em horário oposto a escola regular, com grupos de crianças entre 7 e 10 anos e adolescente de 14 a 17 anos, trabalhando através de atividades lúdicas, roda de conversas, apresentações culturais, entre outras ações. De acordo com Eliene Maria de Santana, acontecem os encontros com as famílias, momento no qual as crianças e adolescentes apresentam todas as atividades realizada no mês.

Saiba mais sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo clicando aqui.

Textoe  fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Aprender brincado: escola de Uauá vivencia ações lúdicas como instrumento de aprendizado

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005