IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Intercâmbio: entidades trocam experiências sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR/ CEFIR

Intercâmbio: entidades trocam experiências sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR/ CEFIR

As entidades que prestam serviços de Assessoria Técnica e Extensão Rural- Ater, estão sendo solicitadas a contribuir com o Cadastro Ambiental Rural - CAR junto as famílias acompanhadas pelos agentes de Ater. O CAR promove a regularização ambiental e possibilita o acesso das famílias às várias políticas públicas e é denominado como Cadastro Estadual Floresta de Imóveis Ruais - Cefir.

Em busca de estratégias para realização do cadastro, a Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba – APPJ, que presta serviços de assistência técnica na região de Quixabeira-BA, proporcionou nos dias 26 a 28 de Janeiro, um curso de nivelamento sobre o Cadastro Ambiental Rural. A formação foi ministrada pelos colaboradores do Irpaa Clérison Belém e Victor Leonam e contou com a participação de 15 agentes de Ater da APPJ, dentre eles/elas técnicos/as em agropecuária, agrônomos/as, zootecnista, biólogos/as e geógrafos/as.

Um dos objetivos desse momento foi realizar a troca de experiências entre as entidades e nivelar o conteúdo teórico e prático para execução do cadastro no campo e a inserção dos dados na plataforma digital. Para isso aconteceu uma prática de campo, onde os/as participantes puderam georreferenciar uma propriedade rural e observar os possíveis ambientes presentes: reserva legal, área produtiva, área de proteção permanente e demais elementos do ambiente.

Para o técnico agrícola Evilânio Almeida, a metodologia utilizada foi bastante interessante pelo fato das atividades práticas. Isso facilitou a aprendizagem e a assimilação dos conteúdos que dará suporte para realização no campo, garantindo o cadastro e fortalecendo a agricultura familiar.

Essa troca de experiência é bastante importante para os agentes de Ater que irão realizar o trabalho em campo, considerando que o cadastro ambiental rural é obrigatório para todos imóveis rurais e o prazo para sua realização é até maio de 2016. Através das ações de Ater é possível garantir a gratuidade do cadastro para os agricultores familiares.

Texto: Clérison Belém- Colaborador do Irpaa

Edição: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intercâmbio: entidades trocam experiências sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR/ CEFIR

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005