IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Feira de Sento Sé completa três anos de contribuição para a economia, saúde e educação

Feira de Sento Sé completa três anos de contribuição para a economia, saúde e educação

Cores, cheiros e sabores enchem a praça às margens da BA-210 em Sento Sé-BA. É assim há 3 anos, quando feirantes ocupam toda sexta-feira, o espaço com produtos, determinação, alegria e informação. Sim informação, pois a Feira Agroecológica de Sento Sé não é apenas espaço de comercialização, é também local para disseminação do conhecimento.

E se, a educação muda vidas, como diz um bordão, a feirante Clea Pereira, reforça essa ideia e atribui parte das mudanças na vida das pessoas, especialmente - no que diz respeito à alimentação - ao processo de educação popular que ocorre na feira. “Mudou muito a questão da alimentação. Antes o pessoal não se preocupava com essa questão de se alimentar bem. O pessoal achava que se comesse qualquer produto para eles estava bom, se fosse barato”, comenta. “Eu mesmo através da feira mudei muito”, complementa a feirante.

Clea passou por um processo de depressão após uma perda na família e a feira ajudou a superar o momento difícil. Além de ser uma terapia e contribuir para a renda de Clea, a feira tem sido um espaço de construção do conhecimento sobre Segurança Alimentar e Nutricional. O aprendizado construído ali está chegando a outros locais. Clea relata que nos festejos da padroeira de sua comunidade já não é mais servido o refrigerante, item muito comum em festas e que expõe a saúde da/do consumidor/a a diversos riscos. Esse é mais um resultado da feira, haja visto que sempre é realizado um debate com feirantes sobre a organização da feira, mas também sobre alimentação, economia e gênero. Mais que um local de comercialização, a feira se apresenta como ambiente de transformação, como descreve Cléa. “É uma animação, é alimentação saudável, é uma renda a mais, e a gente tá aí em busca de transformar a saúde, a vida das pessoas”, aponta a feirante.

Para Domingos Ramos, colaborador do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), que também contribui na feira, o evento tem cumprido um importante papel educativo. “O pessoal hoje tá percebendo a importância de tá mudando essa alimentação, principalmente para a criançada”, avalia Domingos que destaca a feira como um ambiente de socialização da produção limpa, mas também de aspectos sociais e culturais.

No âmbito comercial, a feira tem se mostrado como essencial, em um município que sequer tinha um dia específico para realização de uma feira, mesmo que convencional. Iara Nogueira, que integra a organização do evento conta que os clientes ligam no dia que antecede o evento para saber quais produtos estarão disponíveis e fazer reservas. Ela deixa explícito o quanto a feira contribui financeiramente, em especial, para as mulheres que enxergaram ali uma oportunidade de geração de renda, mas destaca a importância para a saúde da população de Sento Sé. “A satisfação maior é saber que nós estamos colocando um produto saudável na mesa do consumidor”, enfatiza a organizadora.

Iara Nogueira conta que durante a pandemia foi necessário criar novas estratégias de comercialização, algo que deu muito certo. “Como tínhamos nossos clientes fixos, a gente optou por fazer delivery [...] A gente fazia uma lista dos clientes que a gente já tinha, listava a quantidade de produtos e quando chegava na quarta, quinta ou sexta recolhia aqueles produtos, fazia as cestas e entregava no domicílio”, detalha. Foi assim que, segundo Iara, o grupo “conseguiu suprir a necessidade dos clientes e dos agricultores” durante o período mais crítico da pandemia.

Aos poucos, os produtos de Sento Sé estão conquistando novas/os clientes, chegando a outros lugares. Iara relata a venda da produção em eventos pontuais de outras cidades, como Salvador. Cita ainda, a comercialização que está acontecendo na Feira Agroecológica realizada na Orla II de Juazeiro, onde também acontece a Feira Orgânica. Segundo Iara, foi a Feira Orgânica de Juazeiro que estimulou agricultoras/es de Sento Sé a buscarem a certificação orgânica. “Despertou o interesse de entrarmos com um selo participativo […] Temos uma equipe de feirantes que estão no processo de certificação orgânica”, detalha Iara. A feira de Sento Sé se inspira em outra feira ao tempo que inspira outros grupos a iniciarem esta caminhada. Foi assim com o grupo de agricultoras/es de Massaroca, que hoje realiza a feira agroecológica na sede do distrito, localizado há aproximadamente 60 km da cidade de Juazeiro.

A criação de feiras foi uma possibilidade que a Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR) vislumbrou durante a elaboração de um projeto em 2016, conforme conta Victor Leonam, engenheiro agrônomo que assessora diversas comunidades no Território Sertão do São Francisco (TSSF). “Lá em 2016, a gente previu que isso poderia ser uma coisa para o futuro. Então, o trabalho da assessoria técnica, os investimentos e todo o trabalho de acompanhamento levou a gente a ter uma estruturação legal, que permitiu aumentar a produção”, explica o agrônomo. De acordo com Victor, existem sete feiras orgânicas ou agroecológicas acontecendo no TSSF e há a possibilidade de aumento, pois “cada vez mais as famílias estão vendo essa possibilidade”.

Na opinião de Victor, as feiras têm cumprido a função de garantir mais renda para as comunidades, já que a venda está sendo direta para o/a consumidor/a, eliminando assim, a figura do atravessador. Soma-se a isso, o fato de que antes muitas famílias não comercializavam a produção. Enxergar as possibilidades de novos mercados e a necessidade de organização é fruto de um trabalho de formação proposto por organizações sociais como o Irpaa e o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), que deu frutos como a Rede Mulher Sertão do São Francisco, idealizadora da feira. A organização das mulheres encontrou no Poder Público, através da CAR e da Prefeitura de Sento Sé, o apoio estrutural necessário para colocar em prática a ideia da feira, que é um dos resultados de um projeto desenvolvido com recursos advindos de um contrato assinado entre o governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Feira de Sento Sé completa três anos de contribuição para a economia, saúde e educação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005