IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Alegria, animação e esperanças fortalecem o associativismo em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado

Alegria, animação e esperanças fortalecem o associativismo em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado

O mês de janeiro está sendo movimentado para comunidades do município de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado com a alegria, animação e as esperanças trazidas pelas chuvas. Os/as agricultores/as já iniciam as atividades de plantio nos roçados e começam a se organizar em associação.

Depois de muitas reuniões e diálogos as comunidades Carolindo, Cacimba Velha e Jiquitaia, em Campo Alegre de Lourdes e Caraíba de Santa Tereza, em Pilão Arcado, que são assessoradas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, solicitaram o apoio técnico da equipe do Irpaa no município de Campo Alegre de Lourdes para formalizarem associações comunitárias.

As famílias destas comunidades são beneficiárias do Projeto de Ater, executado pelo Irpaa no município através do Plano Brasil sem Miséria com o propósito de contribuir no fortalecimento da proposta de Convivência com o Semiárido. As interveções de Ater também incentivam o acesso às políticas públicas, fomentos de atividades produtivas rurais, acesso à terra, gestão de água, fortalecimento da organização social.

A comunidade Carolindo se reuniu no dia 20 de janeiro para a fundar a associação da comunidade, onde estavam presentes 17 (08 homens e 09 mulheres) moradores da Comunidade e colaboradores/as do Irpaa. Na oportunidade foi dialogado sobre o associativismo, quais os tipos, como funciona  e quais as funções da diretoria de uma associação, responsabilidades e deveres dos associados. Neste mesmo dia, as pessoas presentes decidiram fundar a Associação de Produtores Rurais do Carolindo.

No dia 26 de janeiro foi a vez da comunidade Cacimba Velha realizar a reunião com os/as moradores/as da comunidade para tratar da criação de uma associação que represente a comunidade, estavam presentes 29 moradores/as, na sua maioria mulheres. A reunião foi bastante animada e proveitosa relata Ana Nilva Batista dos Santos, uma das lideranças da comunidade.

De acordo com a presidenta eleita da associação de Produtores Rurais do Carolindo dona Maria Solidade dos Passos Rodrigues, “a criação da associação é a realização de um sonho antigo,... já fazia muito tempo que tentávamos criar esta associação e graças a Deus agora deu certo, a associação vem pra melhorar e contribuir com nossa comunidade”.

As comunidades Jiquitaia, em Campo Alegre de Lourdes, e Caraíba de Santa Tereza, em Pilão Arcado estão organizado e agendando suas reuniões para mês de fevereiro.

Texto: Ivonaldo Rodrigues- Colaborador do Irpaa

Foto: Arquivo Irpaa


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Alegria, animação e esperanças fortalecem o associativismo em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005