IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Experiências com o uso do livro didático contextualizado são socializadas entre educadores/as de Curaçá

Experiências com o uso do livro didático contextualizado são socializadas entre educadores/as de Curaçá

O 4º Encontro de formação de professores do projeto do livro didático “Conhecendo o Semiárido 1 e 2”, realizado pelo Irpaa, aconteceu na última segunda-feira (15), na sede do município de Curaçá. O objetivo do encontro foi qualificar a prática pedagógica para a utilização deste livro didático contextualizado junto aos estudantes do 4º e 5º ano da rede municipal de ensino. Durante o encontro, os/as professores/as socializaram as experiências com o uso do livro e também deram início ao estudo sobre Projeto didático.

O conteúdo do livro, o conhecimento que ele tem provocado na formação escolar dos/as estudantes e também dos/das professores/as foram os pontos centrais compartilhados pelos/as educadores/as, que relataram o quanto estão provocando os/as estudantes a se tornarem pesquisadores/as sobre temas relacionados a realidade local. Na comunidade de São Bento, os/as estudantes mapearam as plantas nativas que tem na comunidade e também foram provocados(as) a refletirem sobre a água a partir da pesquisa das fontes de água da comunidade. Em Poço de Fora, a turma tem focado também no meio ambiente, como conhecer e preservar solo, água e Caatinga, como a defesa do Rio São Francisco, não somente como fonte de água, mas como fonte de vida.

O professor Carlos Augusto, da Escola Municipal Getúlio Vargas, em Poço de Fora, explica que o uso do livro vem contribuindo com a prática pedagógica, mas é preciso que o professor assuma uma postura dinâmica de provocar o estudante a participar da aula, incentivá-lo a pesquisa, “tenho orientado os estudantes a utilizarem as tecnologias a favor do conhecimento, de forma positiva”, afirma. Ele acredita que através desse trabalho é possível contribuir para a formação de um estudante ativo em sociedade.

O projeto didático

Neste encontro, a turma deu início ao estudo sobre Projeto didático e sua importância para a contextualização da educação, usando o livro como fundamento que, somado ao conhecimento do professor, pode contribuir com um trabalho político-pedagógico libertador. Os/as professores/as também foram provocados/as a refletirem na sua prática em sala de aula de modo que contribuam para tornarem as/os estudantes ativos de sua própria aprendizagem, valorizando os conhecimentos prévios dos/as estudantes. “Provocar ao aluno a buscar sua identidade na sua vida cotidiana, na localidade onde vive, essa é a nossa principal ideia de desenvolver o nosso projeto”, explica a Coordenadora Pedagógica Maria Gorete Santos, da Comunidade de Roçado.

O projeto do livro “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” é realizado nos municípios de Juazeiro e Curaçá pelo Irpaa em parceria com as prefeituras municipais, com foco nos 4º e 5º ano da rede municipal de ensino. O próximo encontro com as/os professores/as e coordenadores/as pedagógicos de Curaçá vai acontecer no mês de julho. Novas visitas de monitoramento acontecerão após este momento.

Texto e foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Experiências com o uso do livro didático contextualizado são socializadas entre educadores/as de Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005