IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mineradora não para durante pandemia e Angico dos Dias sofre com novas explosões e risco de contaminação

Mineradora não para durante pandemia e Angico dos Dias sofre com novas explosões e risco de contaminação

Com a pandemia do novo coronavírus, a população, da cidade e do campo, tem mudado de hábitos e adotado as recomendações de isolamento social dos órgãos de Saúde. Na Bahia, as medidas que visam conter a propagação do vírus já estão vigentes há mais de um mês. No entanto, para quem vive em territórios com a presença da mineração, se proteger da Covid-19 tem sido ainda mais difícil.

A comunidade tradicional de fundo de pasto Angico dos Dias, localizada no município de Campo Alegre de Lourdes (BA), tem convivido com o medo diário de contaminação. A mineradora de fosfato Galvani, instalada na comunidade, não parou suas atividades. Caminhões e trabalhadores da empresa que vêm de outros municípios continuam circulando no território. Além desse fluxo de pessoas, a comunidade foi surpreendida na tarde da última sexta-feira (24) com novas explosões da mineradora, aumentando a insegurança em um momento já difícil provocado pela pandemia.

“Tremeu tudo! Em plena pandemia, as pessoas em suas casas, preocupadas com a alimentação e a saúde, e a gente convivendo com esse absurdo. A preocupação da mineração é com a produção e lucro financeiro, não está nem aí pra vida de ninguém”, comenta o presidente da Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu Edinei Soares. De acordo com a Associação, a população só foi avisada apenas duas horas antes das explosões.

Até o último sábado (25), o município de Campo Alegre de Lourdes já contava com dois casos confirmados do novo coronavírus, segundo informações da Prefeitura Municipal. Em todo o Brasil, entidades, organizações e movimentos sociais têm apontado a preocupação com a vida dos/as trabalhadores/as e da população em geral nos locais impactados pelo setor minerário (atividade extremamente insalubre), que não paralisou suas atividades. No território do Sertão do São Francisco, o município de Curaçá (BA) já tem oito casos da Covid-19 confirmados, entre eles, um trabalhador da Mina Vermelhos/Mineração Caraíba e seu pai.

Em nota divulgada no final de março, a Comissão Episcopal Pastoral Especial sobre Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reivindicou a paralisação das atividades de mineração enquanto o País estiver ameaçado pela pandemia. Na publicação, a CEEM também repudiou ações do Governo Federal, como a Portaria do Ministério das Minas e Energia que autoriza o setor mineral de manter suas atividades.

Texto: Comunicação CPT Juazeiro Fotos: Thomas Bauer e Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mineradora não para durante pandemia e Angico dos Dias sofre com novas explosões e risco de contaminação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005