IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Junco sedia a I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre

Junco sedia a I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre

Tradição em demais distritos do município de Juazeiro, a I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre pretende apresentar inovações tanto no formato quanto na programação. O evento, que vai acontecer de 01 a 03 de setembro, será realizado às margens do Rio Salitre, na sede do distrito de Junco.

A Feira é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) em parceria com a União das Associações do Vale do Salitre (Uavs). O objetivo desta 1ª Edição é promover as potencialidades existentes no Salitre, apresentando a viabilidade da economia local com base na agricultura familiar praticada há centenas de anos pelas famílias ribeirinhas.

A abertura do evento está prevista para as 17h do dia 01, com a chegada dos caprinos e ovinos para exposição e comercialização, com forte presença de animais sem raças definidas, o chamado “pé duro”, uma vez que o melhoramento genético ainda é uma prática pouco explorada no distrito. A Feira será uma oportunidade de discutir a temática, considerando as condições climáticas da região e a adaptabilidade de raças exóticas. Na ocasião estará aberto também o espaço de visitação de estandes de artesanato e gastronomia local, expostos ao público pelas associações, grupos informais e pessoas das comunidades.

A prefeitura de Juazeiro há algum tempo tem provocado o Salitre a realizar o evento, acreditando que a tradição agropecuária no Vale é um potencial que precisa ser reconhecido e valorizado. “Temos grandes expectativas porque a partir dela [Feira] a gente pode tá também alterando nossa forma de realizar as feiras em outros distritos e também chamando atenção para os distritos que ainda não realizam, buscando de fato poder atender a realidade de cada localidade”, manifesta Tiano Félix, secretário da Adeap.

Programação Cultural

Um dos diferenciais da Feira será a aposta na valorização da identidade regional, possibilitando a memória da história do Salitre como forma de fortalecer o sentimento de pertencimento das pessoas. O público irá prestigiar manifestações culturais como Reisado e Samba de Véio, Roda de São Gonçalo e Roda de Braço. Além disso, uma exposição fotográfica e o “Museu do Salitre” pretendem atrair jovens, adultos e crianças para conhecer um pouco da história local.

Outro atrativo bastante esperado será o Engenho de cana-de-açúcar que está sendo montado no local. A instalação irá proporcionar aos visitantes conhecer como funcionava a fabricação da rapadura, mel e outros derivados, uma tradição bastante representativa do Salitre que foi extinta por volta dos anos 1960. A cana usada para moagem durante os três dias será fornecida por agricultores do médio e baixo Salitre.

A programação musical também foi pensada de forma a valorizar os artistas locais. No primeiro dia se apresenta o Grupo P1 Rappers, que além de contar com integrante da região de Junco, irá lançar o clip “Nordestinias” que foi gravado no Salitre. Nos demais dias, o forró fica por conta de Edinho e Banda, que é da comunidade de Pau Preto e Novo Styllo, da comunidade de Baraúna, que encerrará a Feira no domingo.

Para Mineia Clara, presidenta da Uavs, este evento será um marco para a região e irá movimentar o Vale, apresentando o potencial das comunidades e confirmando que o Salitre possui uma imensa riqueza natural, cultural e produtiva. Mineia também destaca que esse formato da Feira “também é uma forma de fortalecer o papel da mulher no Salitre e isso com certeza vai chamar atenção dos outros distritos”, uma vez que a agricultura familiar regional tende a valorizar apenas os homens.

A I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre conta com o apoio de organizações como Irpaa, Sebrae, Univasf, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, entre outras.

Programação

Sexta-Feira - 01/09/2017

16h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;
18h 30 – Apresentação cultural - Roda de Braço;
19h – Abertura do evento;
20h --Coquetel
20h – Lançamento do clip P1 Rappers
23h – Encerramento


Sábado – 02/09/2017


08h - Abertura do Parque para a chegada dos animais;
08h às 22h-Exposição de animais e de trabalhos tecnológicos. Comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;
09h às 17h – Cadastro Ambiental Rural – CEFIR - STRJ;
10h – Palestra sobre integração da caprinovinocultura com a agricultura irrigada, LIBVASF – UNIVASF;
13h – Palestra sobre Agroecologia
15h 30 – Samba de Veio;
17h 30 – Cântico do hino do Salitre- Ilca Ribeiro e Ato Solene;
18h às 00h– Show Musical – Edinho e Banda;
20h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;
00h – Encerramento.


Domingo – 03/09/2017

08h – Abertura do Parque para visitação;
08h 30 – Torneio Leiteiro;
10h – Palestra sobre Sistema de Produção de Caprinos e Ovinos – SEBRAE;
11h - Premiação das categorias vencedoras e distribuição de brindes para os expositores;
12h – Roda de São Gonçalo;
12h às 18h – Show Musical;
18h – Encerramento.

 

AsCom: Agência Chocalho


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Junco sedia a I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005