IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Jovens rurais de Curaçá fazem levantamento de realidade e apontam propostas políticas públicas

Jovens rurais de Curaçá fazem levantamento de realidade e apontam propostas políticas públicas

Reunidos no prédio da antiga Escola Edivaldo Boaventura, na última quarta-feira, dia 22, dezenas de jovens da região de São Bento, Riacho Seco, Mucambo e Nova Esperança - comunidades rurais do interior de Curaçá, fizeram um importante levantamento de suas realidades observando as potencialidades e os desafios enfrentados pela juventude rural do município. Esses jovens são de famílias rurais contempladas pelas ações do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ater Sustentabilidade), executado pela Irpaa em cinco municípios do Território do Sertão do São Francisco,através Bahiater, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Dentre as questões relacionadas ao potencial produtivo das comunidades e que podem ajudar a manter o jovem em sua terra, apareceram: a criação de caprinos, ovinos, aves e abelhas, além da produção de frutas e a conquista da terra. O engajamento da juventude rural nas associações, sindicatos e entidades do movimento social, também apareceu como ação estratégica para que a juventude assuma um pouco mais os destinos de suas comunidades.

A jovem Geane Lima da região de Boa Esperança e secretária da Associação local, comenta a importância da juventude assumir esses espaços sociais tendo sempre em vista a formação apropriada às formas de viver e produzir no sertão que sejam ligadas à realidade da juventude.

Outras questões apontadas nesse encontro, inclusive as dificuldades e desafios como a ausência de muitos jovens nas áreas rurais devido a falta de oportunidades, chamaram muito a atenção de Arnaldo Cardoso, morador da localidade de Mucambo. Arnaldo também lembra que toda essa discussão vai ajudar muito os jovens a apontar propostas de políticas públicas capazes de oportunizar a juventude que vive e produz especialmente nas áreas de caatinga, onde muitos praticam a criação e do extrativismo de frutas silvestres nas áreas de Fundo de Pasto.

Todo o encontro com essa juventude do interior de Curaçá foi facilitado pelos articuladores e técnicos de campo que executam as ações do Ater Sustentabilidade no município.

O técnico Jadson Lopes, que esteve na equipe de facilitação do encontro também destacou o potencial produtivo existente na área rural onde moram esses jovens, e que  pode está gerando mudanças e transformação positiva na vida deles e delas. Jadson lembrou que tudo que foi apontando no levantamento vai orientar as ações do Ater e de outros projetos que chegam nessas comunidades considerando o modo de vida dos jovens que tão bem expressaram suas realidades.

As discussões com a juventude rural de Curaçá continuaram com outros encontros do projeto envolvendo jovens também da região de Barro Vermelho, Patamuté, Mundo Novo, Poço de Fora, dentre outras comunidades rurais do município.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens rurais de Curaçá fazem levantamento de realidade e apontam propostas políticas públicas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005