IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Cultivo de facheiro é garantia de alimento para animais da caatinga

Cultivo de facheiro é garantia de alimento para animais da caatinga

Dentre as espécies de cactos que mais se destacam por seu potencial nutritivo e por ser fonte de água, o facheiro, o xique-xique e o mandacaru, são extraordinários alimentos para o rebanho. Devido a presença de espinhos, estas plantas podem ser sapecadas ou ter os espinhos retirados com facão antes de ser servida aos animais.

O facheiro possui em seus galhos e frutos 15,5% de proteínas e 36% de amido, superando a quantidade dessas substâncias encontradas na palma e no mandacaru. Apesar da semelhança, o facheiro apresenta mais ramificações e alcança altura maior do que o mandacaru e sua madeira branca e leve é usada para carpintaria. Seus galhos longos são bastante utilizados como caibros e ripas e suas raízes são usadas para fazer colher de pau.

Na época da seca principalmente, os ramos e frutos do facheiro podem ser utilizados, sendo garantia de alimentos para caprinos, ovinos e pássaros. Segundo pesquisas da Embrapa Semiárido, os frutos do facheiro são consumidos pelos pássaros no estágio de pré-maturação e uma parte das sementes do facheiro espalhadas nas fezes dos pássaros germina e forma novas plantas.

Além das sementes, a propagação do facheiro pode ser feita também a partir de partes da planta e sua utilização se dá também na ornamentação de praças e jardins. Devido a esta gama de utilidades, o Projeto Recaatingamento, patrocinado pela Petrobras, tem investido também no plantio desta especie nas áreas de caatinga reservadas à recuperação. Realizado pelo Irpaa em parceria com as comunidades fundo de pasto, instituições públicas e movimentos sociais, o projeto tem estimulado a preservação da fauna e da flora do semiárido e a convivência sustentável com o clima.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cultivo de facheiro é garantia de alimento para animais da caatinga

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005