IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Articulação de parceiros e união das comunidades pode viabilizar escoamento da produção em Geminiano-PI

Articulação de parceiros e união das comunidades pode viabilizar escoamento da produção em Geminiano-PI

O desafio de vencer as barreiras no processo de comercialização da produção foi um dos principais pontos debatidos em Geminiano-PI, durante o Encontro Municipal do projeto Semiárido Produtivo, realizado nos dias 14 e 15 de junho.

Diante de instituições parceiras, as famílias assessoradas pelo projeto demonstraram seu potencial produtivo e apresentaram desafios, principalmente no que diz respeito ao escoamento da produção.

Em Geminiano algumas famílias já conseguiram vender para a prefeitura local e para o exército na cidade vizinha, através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Segundo a agricultora Isabel Maria de Souza, moradora no Assentamento União, esse período “foi muito positivo... Todo mês fazia uma entrega”, relata ela e destaca o aumento da renda para as famílias envolvidas. Hoje, apesar de toda diversidade na produção (“cheiro verde, macaxeira, tomate, alface, peixe, mel, leite” etc.), as três comunidades assessoradas no projeto (Baixio da Cacimbinha, Assentamento União e Barreiros) não conseguem comercializar para os programas institucionais no município.

Durante a oficina sobre Convivência com o Semiárido e produção nos canteiros econômicos, facilitada por Aline Nunes, colaboradora do Irpaa, as famílias foram instigadas a planejar todo o processo produtivo, desde a escolha do local para o plantio até o escoamento da produção. Segundo Aline, ao fazer plantios “devemos considerar o tipo de solo, o posicionamento dos canteiros, a produção de biofertilizantes, dando foco ao escoamento da produção, ao planejamento coletivo, para que as famílias consigam produzir com a qualidade e a regularidade que os mercados exigem”, explica a colaboradora.

Diante da necessidade de articular meios para a comercialização, o MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores e o STRAAF – Sindicato dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares, se comprometeram a tentar articular as famílias e organizar a produção para buscar novos mercados, como hotéis, restaurantes e supermercados.

A Secretária de Agricultura de Geminiano, Eufrázia do Nascimento, esteve presente no dois dias do evento. Além de outras demandas, a Secretaria de Agricultura ficou responsável por estudar a viabilidade de implantação de uma feira de orgânicos no município.

Em Geminiano foi verificada a possibilidade de haver um investimento coletivo em hortaliças, que caso se mostre viável, será custeado pelo projeto, que tem a execução do Irpaa e financiamento do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.


Texto e foto: Eixo Comunicação


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Articulação de parceiros e união das comunidades pode viabilizar escoamento da produção em Geminiano-PI

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005