IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Assentamento do MST em Sobradinho sedia atividade de incentivo à leitura contextualizada ao Semiárido

Assentamento do MST em Sobradinho sedia atividade de incentivo à leitura contextualizada ao Semiárido

Teatro, rodas de leituras, contação de histórias, brincadeiras foram alguns dos instrumentos pedagógicos utilizados na formação dos educadores e educadoras das escolas do campo do município de Sobradinho, no sertão na Bahia. A formação de leitura contextualizada aconteceu na última sexta-feira (15) no Assentamento Vale da Conquista, com o objetivo de motivar e incentivar ao/as educadores/as a desenvolverem esses instrumentos e metodologias nas salas de aula, despertando nas crianças e adolescentes o prazer pela leitura.

Através de uma metodologia dinâmica e lúdica, a/o facilitador/a Alaíde Régia Sena e Antônio Ivo abordaram diversos assuntos na formação, como o processo educacional desde a colonização do Brasil, o Baú de Leitura, Teatro do Oprimido, educação contextualizada ao Semiárido, entre outras temáticas. De acordo com a pedagoga Alaíde Régia Sena, por muitos anos o direito à educação foi negado a população brasileira, sendo usada como uma ferramenta de opressão. “A leitura é uma forma de libertação”, pontua Alaíde.

Para Dulcilene Kestering, secretária de educação de Sobradinho, o momento de formação proporciona que as/os educadoras/es construam estratégias diferenciadas e contextualizas na aplicação do método da leitura e escrita nas escolas. “Ela [formação] só vai nos fortalecer e ajudar a contextualizar melhor ainda a questão da Caatinga e do ambiente que nós vivemos”, diz Dulcilene. A secretária também comenta que esse encontro vai possibilitar aos professores/as darem significação contextualizada aos conteúdos implementados pelo sistema educacional de ensino de acordo com a realidade das escolas da região.

O encontro também foi um espaço onde as/os educadoras e educadores expuseram a realidade das suas escolas e compartilharam as práticas realizadas no intuito de incentivar a leitura. Foi pontuada a necessidade de envolver a família na vida escolar das crianças e adolescentes, além da busca pela valorização das escolas, principalmente as rurais.

A educadora Socorro Laudelino, explica como desenvolve a leitura com seus estudantes na escola Luís Rodrigues da Silva, comunidade Algodão Novo. Segundo ela, cada dia é feita a leitura coletiva de um livro escolhido pelas crianças e a partir dali vão surgindo perguntas a respeito da leitura e em alguns casos é realizado a produção de texto. “A partir do texto daquele aluno, trabalhamos a semana inteira, todos os conteúdos... substantivos próprios e comuns, adjetivos ”, afirma.

Durante o encontro, os/as educadores/as realizaram atividades práticas, como a dramatização de um livro, contação da literatura de forma adaptada, ferramentas que podem ser exploradas em sala de aula. Essa atividade faz parte da parceria do Irpaa - , através do Projeto “Roda de leituras: valorização da infância e da adolescência” - com a secretária de educação de Sobradinho. Dando continuidade às atividades, acontecem Rodas de Leituras hoje (18) e amanhã nas escolas do campo de Sobradinho.

 

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Assentamento do MST em Sobradinho sedia atividade de incentivo à leitura contextualizada ao Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005