IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Em Juazeiro, escolas do Mandacaru pautam a Convivência com o Semiárido na Semana do Meio Ambiente

Em Juazeiro, escolas do Mandacaru pautam a Convivência com o Semiárido na Semana do Meio Ambiente

A semana do Meio Ambiente foi de atividades de discussão e conhecimento acerca da conservação ambiental na Escola Municipal Celso Cavalcanti Carvalho, no Projeto Mandacaru I e na Escola Municipal 25 de Julho, no Mandacaru II.

Através de músicas, teatro e palestras os estudantes foram adentrando em temas como uso sustentável do solo, os riscos atrelados ao uso de veneno e adubo químico, além da importância da conservação ambiental, tanto na cidade, quanto no campo, o que reflete diretamente na qualidade de vida das comunidades.

Cíntia Kauane, estudante do 4º ano do ensino fundamental, afirma ter aprendido “que não deve jogar veneno nas plantas e que as plantas 'dão' alimento pra gente”. Ela ainda diz que aprendeu que o veneno causa a morte dos animais e que nós devemos economizar água.

A pequena Laura Beatriz, de apenas 5 anos, é estudante do Pré-escolar II, mas se destacou em meio a estudantes mais velhos. A pequenina participou ativamente durante toda atividade. Para ela, a ideia que ficou marcada do trabalho na escola é a de que é preciso cuidar do meio ambiente. “Não pode tocar fogo”, alerta ela para o risco de destruição dos micro-organismos presentes na terra.

A professora Rosimeire Conceição, destaca a importância de cuidar do meio ambiente hoje para garantir no futuro a vida no planeta. Ela reforça a ideia de que é preciso insistir na estratégia de sensibilizar as crianças. “O que nós ensinamos hoje é para garantir um futuro sustentável... Hoje em dia a criança está ensinando o adulto”, expõe a docente.


Valorização da Caatinga

No trabalho realizado na Escola Celso Cavalcanti Carvalho, o início da conversa se deu com a análise de uma imagem da Caatinga. “A gente projetou uma imagem da Caatinga e eles começaram a descrever os elementos que viam naquela imagem: pedras, mulheres, árvores secas...”, conta Jusleide Carvalho, colaboradora do Irpaa. Alguns disseram que a imagem era feia porque estava tudo seco e outros disseram que era bonita, pois era a paisagem do sertão num período de seca.

Segundo Jusleide, trabalhar o dia do meio ambiente partindo da valorização da Caatinga foi uma solicitação da escola “por perceber em algumas falas dos estudantes que alguns não gostam daqui”.

A colaboradora do Irpaa aponta a proposta de continuidade deste trabalho na escola do Projeto Mandacaru I. “Ficamos de voltar logo após o recesso escolar do meio do ano. O trabalho será feito por turma, para que os alunos participem mais ativamente”, explica a educadora.

Texto: Álvaro Luiz (Colaborador do Eixo Água)
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Em Juazeiro, escolas do Mandacaru pautam a Convivência com o Semiárido na Semana do Meio Ambiente

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005