IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Avaliação e Planejamento foram pautas de encontro do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco

Avaliação e Planejamento foram pautas de encontro do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco

 

 
Nos dias 04 e 05 de dezembro, o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco esteve reunido em Juazeiro para avaliar a atuação do Fórum em 2010 e planejar as ações a serem executadas no próximo ano.
 
Com a participação de representantes dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado, o encontro reuniu entidades da sociedade civil e pessoas que tem se comprometido com a luta pela democratização da comunicação e contribuído  com a mesma através das ações do Fórum.
 
A partir de uma metodologia participativa, priorizando as atividades em grupo e os debates, foi feita avaliação das ações desenvolvidas este ano, apontando os pontos positivos e oportunidades, dificuldades e desafios, o que subsidiou a construção do planejamento das ações a serem priorizadas em 2011.
 
Na avaliação do encontro, as/os participantes ressaltaram a importância do engajamento da juventude e a necessidade de ampliar a participação dos municípios do Território, uma vez que se trata de um tema de interesse comum, um direito que muitas vezes que não é dado a merecida importância.
  

 

Saiba mais sobre o Fórum
 
Desde o início de 2009, em virtude do processo de preparação para a I Conferência Nacional de Comunicação, começou a se constituir na região um espaço de discussão e articulação política em torno das demandas da comunicação, tendo como referência as questões nacionais, mas principalmente com foco na realidade do Território Sertão do São Francisco.
 
Como um dos resultados desta mobilização, em setembro de 2009 foi criado o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, espaço de discussão e articulação entre pessoas e entidades, que visa discutir estratégias e implementar ações voltadas para a efetivação da comunicação como um direito humano. O Fórum é constituído por instituições da sociedade civil (mesmo que sem personalidade jurídica) sem fins lucrativos, e por pessoas físicas, sendo critério fundamental para participar do mesmo a compreensão da importância da comunicação para a construção da democracia participativa e da cidadania crítica.
 
O Fórum hoje conta com a participação de aproximadamente 15 organizações da sociedade civil, dentre elas Rádios Comunitárias do Território, Grupos culturais, ONG´s, a exemplo do IRPAA, NAEND’A, SASOP, IDESAB, além de movimentos e entidades nacionais como o MST e o Coletivo Intervozes. Estudantes, Comunicadores/as Sociais e membros de comunidades tradicionais também tem se integrado ao Fórum.
 
Organização Interna
 
O Fórum conta hoje com uma Secretaria Executiva e articuladores locais que garantem a mobilização nos municípios. Com uma dinâmica pautada na descentralização de suas ações, o Fórum tem adotado o sistema de rotatividade tanto para realização das reuniões quanto para demais atividades. Além das reuniões, a lista de discussão na internet tem sido o principal instrumento de comunicação interna.
 
Como política de sustentabilidade, há uma contribuição mensal dos componentes do Fórum, a colaboração das entidades filiadas ou parceiras, além da captação de recursos através de projetos para eventos ou atividades pontuais.
 
A Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus Juazeiro) e o Fórum Territorial de Desenvolvimento Sustentável tem sido parceiros estratégicos para execução das ações do Fórum, que se propõe a abranger os dez municípios do Território de Identidade Sertão do São Francisco na Bahia.

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Avaliação e Planejamento foram pautas de encontro do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005