IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Ater Sustentabilidade promove formações para elaboração de Plano de Ação com mulheres

Ater Sustentabilidade promove formações para elaboração de Plano de Ação com mulheres

 Uma das ações do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater, com foco na sustentabilidade, é a valorização das mulheres, visando a inclusão produtiva, fortalecimento da organização social e protagonismo das mulheres camponesas.

Nesse sentido, algumas atividades são pensadas de forma a contribuir com a elaboração do Plano de Ação para Mulheres Rurais beneficiárias do projeto. Para isso, a equipe técnica organiza alguns momentos de formação que culmina com a definição de demandas que venham a constar no Plano de Ação. Nestes meses de abril e maio estão sendo realizados alguns desses encontros nos municípios de Sento Sé, Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e Curaçá, momentos em que se discute temas como: Gênero, divisão sexual do trabalho, a importância da mulher e sua rotina e políticas públicas para mulheres.
Um desses encontros aconteceu na comunidade de Quixaba, em Sento Sé, no final do mês de abril. Na oportunidade as mulheres assistiram vídeos, trouxeram assuntos referentes as suas rotinas e também apontaram as políticas públicas existentes na comunidade e as que ainda não existem. Toda discussão perpassa o direito das mulheres, a necessidade de discutir a igualdade de gênero e refletindo sobre as situações de opressão que as mulheres ainda vivem.

Andreia Gonçalves, da comunidade de Desengano, destaca a importância dessa ação do projeto que anima as mulheres e desperta para o debate sobre direitos sociais. Ela menciona o quanto é positivo para as mulheres compreenderem que elas podem assumir funções para além da maternidade e do trabalho doméstico.

Os encontros reúnem mulheres de todas as idades e com diversos papéis dentro da comunidade. O Plano de Ação considera os potenciais existentes no contexto das mulheres beneficiárias e propõe ações que venham a gerar mais emponderamento, autonomia financeira e incentivar as mulheres a ocuparem lugares de decisão na comunidade e em outros espaços fora também.

Nos municípios contemplados com o projeto, dezenas de mulheres estão participando das formações, e, na avaliação de Joilma Sandri Souza, uma das colaboradoras do Irpaa que está acompanhando esta ação, “é notório que os debates estão contribuindo de forma positiva para o empoderamento feminino”. Sandri explica que as mulheres passam a perceber novas possibilidades de inclusão através da garantia de direitos, da economia solidária e de outros aspectos que envolve a vida destas agricultoras familiares.

O Projeto Ater Sustentabilidade, que é executado pelo Irpaa nos cinco municípios citados e conta com recursos do Governo do Estado da Bahia, segue com ações de assessoria nas propriedades, associações e promovendo a participação de mulheres, homens e jovens em ações de fortalecimento da Convivência com o Semiárido.


Texto: Comunicação Irpaa
Fotos: Eixo Produção


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Ater Sustentabilidade promove formações para elaboração de Plano de Ação com mulheres

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005