IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

33° Romaria de Canudos anunciando fé, resistência e memória

33° Romaria de Canudos anunciando fé, resistência e memória

Começa nesta sexta-feira a 33ª Romaria de Canudos, trazendo como tema: Romaria de Canudos – experiência de fé, organização popular e de resistência em tempos de insegurança e medo. Este é um momento em que milhares de romeiras e romeiros celebram a memória histórica do que aconteceu em Canudos que, sobre a liderança de Antônio Conselheiro e tantos homens e mulheres, consagraram este lugar como palco de uma experiência de sociedade justa e fraterna, sem opressores e oprimidos. E por isso lutaram até o fim.

Segundo Vanderlei Leite, atual presidente Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), “a romaria é um evento religioso, realizado anualmente, e tem como finalidade aproximar o povo de Canudos e região da experiência popular do Belo Monte”. Desde a sua primeira realização em 1988, a romaria tornou-se um importante marco histórico, e que oportuniza mergulhar naquela experiência no Arraiá de Belo Monte e compreender aos fatos a partir da perspectiva dos sobreviventes e dos conselheiristas.

Vanderlei enfatiza que “a metodologia pensada pela comissão da romaria permite olhar para Canudos Conselheirista, principalmente valorizando as vozes dos sobreviventes, dos remanescentes”. No entanto, neste ano de 2020, por conta da pandemia, a romaria será realizada de forma virtual.

A abertura oficial da romaria inicia na sexta-feira (16) às 19 horas, com a exibição audiovisual “Memória do Tríduo”. Logo em seguida vai ocorrer uma celebração inter-religiosa, homenageando aos mártires da Canudos atual: Pastor Djalma, Padre Alberto e Dom Pedro Casaldáliga. Esse momento contará com a participação especial do músico Israel de Jesus.

No segundo dia (17), às 15h vai ocorrer a Videoconferência: Juventudes Camponesas em tempos de pandemia - Experiência de resistência de perspectivas para o futuro. Essa abordagem reunirá diversos jovens de várias regiões do semiárido, contando um pouco da sua experiência de resistência e organização política.

No turno da noite ocorrerá mais duas atividades, sendo a primeira a mesa-redonda: Canudos – Memória, Permanência e Profecia, com Pedro Lima Vasconcelos, Dorival Oliveira e a mediação de Luiz Paulo Neiva. E para encerrar o dia acontecerá o espetáculo Canudos, Ser-Tão das Artes, além de muita música, poesia, cordel e artes cênicas.

E no último dia (18), a partir das 9h da manhã, haverá uma celebração eucarística e uma caminhada virtual pelos lugares históricos de Canudos. “Para quem nunca veio em Canudos, é uma oportunidade de acompanhar de perto esta experiência de fé, de organização popular de qualquer”, ressalta Vanderlei.

Toda a romaria será exibida pelos canais do YouTube da Paróquia de Santo Antônio de Canudos e pela Canudos TV.

A Romaria de Canudos é uma realização da Paróquia de Santo Antônio de Canudos, Instituto Popular Memorial de Canudos e Comissão da Romaria, e conta com o apoio de várias entidades populares da região, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Cáritas e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Comissão da Romaria 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

33° Romaria de Canudos anunciando fé, resistência e memória

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005