IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projeto Semiárido Produtivo estimula organização da Juventude no sertão da Bahia

Projeto Semiárido Produtivo estimula organização da Juventude no sertão da Bahia

A organização e o fortalecimento da Juventude do campo, através de processos formativos, acompanhamento técnico e estruturação produtiva é um dos resultados do Projeto Semiárido Produtivo, que é executado em comunidades rurais da região norte do estado da Bahia e nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí.

No município baiano de Pilão Arcado, o trabalho iniciou em novembro de 2017, envolvendo as comunidades de Lagoa do Anselmo, Melancia e Lagoa Grande, beneficiando diretamente 15 jovens, que se sentiram estimulados a transformar o Grupo de Jovem na Associação de Jovens Apicultores/as e Técnicos/as em Agropecuária do Sertão - Ajsertão, fundada em dezembro de 2018, envolvendo já 21 sócios/as fundadores/as.

Dando sequência aos trabalhos do Projeto, que é executado pelo Irpaa com apoio do BNDES, nos últimos dias 27 e 28 de maio, a comunidade de Lagoa do Anselmo sediou Dia de Campo e Estudo de Viabilidade Econômica para implantação de investimento coletivo.

Para o coordenador institucional do Irpaa, Tiago Pereira, o trabalho em comunidades rurais com o público jovem, através de políticas públicas ou ações fomentadas com recursos públicos, atendem uma demanda histórica das populações rurais, sobretudo da juventude, que ao longo dos tempos ficou a margem dos processos de desenvolvimento.

As/os jovens beneficiados/as receberam kits produtivos individuais compostos de 01 fumegador, 01 Equipamento de Produção Individual – EPI e 03 caixas com duas colmeias cada. Thais Loranne, beneficiária e vice presidenta da Ajsertão, destaca a importância e felicidade em receber os kits de boa qualidade que vai proporcionar a integração do trabalho com a apicultura, fonte de renda principal na família.


Organização Social


O Associativismo também sai fortalecido a partir do estímulo a essas alternativas de geração de trabalho e renda. Para Tiago Pereira, o foco do trabalho do Irpaa não está somente na dimensão produtiva, mas, sobretudo, no fortalecimento da organização social, na preservação ambiental, na valorização da cultura local e na geração de trabalho e renda digna no campo.

Para Lucas Borges, beneficiário e presidente da Ajsertão, esse trabalho de organização da juventude já surgiu nas iniciativas locais e processos de formação, mas após se inserirem na Escola Família Agrícola de Sobradinho - EFAS, perceberam ainda mais a necessidade de se organizar e se institucionalizar em uma associação. Com isso, foi possível receber o Projeto Semiárido Produtivo, que, segundo ele, chega numa boa hora nas comunidades, estimulando a organização e produção apropriada. O jovem destaca a importância da união do grupo de jovens, para encarar a vida adulta de forma organizada.

O foco do Estudo de Viabilidade Econômica é identificar a possibilidade de se ter uma casa do mel, através de um investimento coletivo por meio do Projeto. Erivaldo Pedro, assessor contratado para elaboração do estudo, considera o projeto em curso importante, com uma estratégia central que é a participação social nas fases de planejamento e execução das ações, sendo integradas com as dinâmicas de desenvolvimento local em curso na região, com vistas o fortalecimento das famílias e a produção coletiva.


Texto: Escola Família Agrícola de Sobradinho - EFAS
Fotos: Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto Semiárido Produtivo estimula organização da Juventude no sertão da Bahia

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005