IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Jovens do projeto “Carrapicho Virtual” vão expor suas produções para as comunidades do Salitre

Jovens do projeto “Carrapicho Virtual” vão expor suas produções para as comunidades do Salitre

O projeto “Carrapicho Virtual”, desenvolvido nas comunidades de Baraúna, Curral Novo, Alfavaca, Baraúna e Goiabeira, no Salitre, interior de Juazeiro (BA), proporcionou para aproximadamente 70 jovens oficinas de educomunicação, no intuito de estimular o senso crítico da juventude, o protagonismo juvenil e a valorização da região semiárida, através da produção de conteúdos midiáticos. Além disso, o projeto proporciona cinema ao ar livre para os/as moradores/as dessas comunidades.

As oficinas aconteceram durante os finais de semana desse mês de maio, onde os/as jovens produziram vídeos e matérias, abordando os problemas sociais e as riquezas culturais presentes nas suas comunidades. Essas produções serão apresentadas ao público amanhã (21), na comunidade do Junco (sede do distrito), a partir das 18h. O evento também contará com atrações culturais, como a grupo de rap P1 Rappers, grafite, teatro, com o objetivo de possibilitar o acesso à cultura e arte de qualidade aos moradores/as das comunidades rurais.

A culminância dessa fase do projeto também comemorará a criação da Rede de Educomunicadoras/es Carrapicho Virtual, que, segundo a idealizadora do projeto, a jornalista Érica Daiane Costa, se propõe a envolver as/os jovens “em uma experiência coletiva de valorização da realidade local como pauta central que deve ganhar o mundo através da internet, afirmando também a identidade de salitreiros e salitreiras”. Pensando no fortalecimento da rede, os/as jovens já têm agendado a primeira reunião de colaboradores/as do Carrapicho Virtual, junto com Érica e Charles Siqueira, coordenador da entidade madrinha do projeto, o Instituto Cultural Pólen. A reunião acontecerá no dia 28 desse mês na comunidade da Alfavaca.

A criação da rede pretende, através da educomunicação, despertar a juventude do Salitre para produzir conteúdos que ajude na transformação social, formando sujeitos críticos e que intervenham em suas realidades, utilizando as mídias e outras feoutros instrumentos de comunicação. A atividade é uma realização da BrazilFoundantion, Instituto Cultural Pólen e conta com o apoio da União das Associações do Vale Salitre – UAVS.

 

O quê: Socialização do projeto “Carrapicho Virtual”

Onde: Na Escola Municipal Manoel Nunes Amorim - comunidade do Junco, Salitre

Quando: Sábado (21), ás 18 h

 

Texto: Agência Chocalho


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens do projeto “Carrapicho Virtual” vão expor suas produções para as comunidades do Salitre

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005