IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Projeto de ATER desenvolvido pelo Irpaa terá duração de cinco anos

Projeto de ATER desenvolvido pelo Irpaa terá duração de cinco anos

 

De 02 a 04 de março, no Centro de Treinamento Vargem da Cruz, foi realizado encontro de capacitação de técnicos/as para atuarem no novo projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER a ser desenvolvido pelo Irpaa através do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
 
O novo projeto, que começa a ser executado a partir de março, terá duração de cinco (05) anos, com previsão de atender inicialmente 2.400 famílias distribuídas nos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Curaçá, Uauá e Canudos inseridas na lógica da agricultura familiar. A equipe do projeto deverá realizar visitas técnicas, reuniões, oficinas com o objetivo de, dentre outras ações, incentivar a produção de sementes, estimular o acesso ao mercado institucional e a formação de cooperativas familiares, formar bancos comunitários de sementes, elaborar projetos de empreendimentos coletivos.
 
Um encontro inicial de planejamento irá reunir 120 agricultores/as e ao final do projeto um encontro final de avaliação também será realizado com a participação beneficiados/as, o que irá subsidiar a produção de um relatório que identifique quantitativa e qualitativamente os avanços e resultados obtidos.
 
Para embasar a execução das atividades do projeto serão realizados 2.400 diagnósticos de Unidades de Produção Familiar (UPF), que, após terem suas informações tabuladas e sistematizadas, irão gerar um documento referencial das características das famílias e propriedades atendidas pelo projeto.
 
Metodologia Participativa
 
As ações do projeto nas comunidades deverão ser desenvolvidas de forma coletiva de modo a potencializar a participação dos agricultores e agricultoras, considerando a importância da troca de experiências e a busca de soluções para os problemas discutidos e analisados coletivamente.
 
O diagnóstico, planejamento e avaliação das atividades também deverão garantir a interação da equipe técnica e público beneficiado, com vistas a colocar em prática o itinerário pedagógico: conhecer, refletir e intervir.
 
A sistematização das informações levantadas pelo diagnóstico, além de subsidiar as ações de ATER, deverão servir como um registro para a família e para a comunidade, compondo um banco de dados e sendo um instrumento de avaliação da realidade e do desenvolvimento da agricultura familiar na região. O projeto está voltado, portanto, para a dimensão familiar, envolvendo toda a família no planejamento e gerenciamento da propriedade, além de incentivar a organização das mesmas para acessarem as políticas públicas.

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto de ATER desenvolvido pelo Irpaa terá duração de cinco anos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005