IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Diversidade cultural movimenta Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido

Diversidade cultural movimenta Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido

Artesanato, comidas típicas, teatro, música, cinema e muita informação encantaram bastante as/os participantes do I Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido, na última sexta feira (18), com a abertura das Tendas Temáticas e da Feira de Sons, Saberes e Sabores. O evento, que aconteceu no Instituto Federal de Educação (IF) de Juazeiro, reuniu profissionais e agentes sociais ligados ao tema da Educação Contextualizada. O Seminário começou na noite do 17 e encerrou na tarde do dia 19 e teve como o tema: Terra, Trabalho e Educação.

Com relação a movimentação nas Tendas e na Feira, foi possível observar o quanto os costumes e a cultura do povo do Semiárido dialogam com a Educação Contextualizada, a prova disso se deu por exemplo, nas apresentações da Trup "Novo Ato Contadores de História", grupo formado por estudantes de Juazeiro que por meio da música, do teatro e da contação de história, falou de forma lúdica das riquezas e diversidades do Semiárido. O diretor do grupo, William Fernandes, disse que esse trabalho artístico e pedagógico faz com que as pessoas que apreciam se identifiquem com o conteúdo do espetáculo e desperte ainda mais o gosto pela região a qual pertence.

Além das expressões artísticas, as Tendas Temáticas trouxeram questões sociais como as lutas e conquistas das mulheres, mostrada de forma inovadora por meio de estátuas vivas interpretadas por artistas, que deixavam suas mensagens com gestos e cartazes. As formas inovadoras de tecnologias na educação, medicina popular e outros temas também estavam nas tendas sempre compostas de objetos, livros e outros materiais didáticos.

Além das Tendas Temáticas, as/os participantes puderam apreciar ainda outras expressões da arte e cultura do povo Semiárido nas barracas da Feira de Sons, Saberes e Sabores que trouxe um colorido bem diverso nos materias expostos como artesanato em palha, barro, madeira e tecido, por exemplo. Essas barracas montadas por entidades de movimentos sociais, mostraram também um pouco do trabalho desenvolvido por essas organizações como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Rede de Mulheres da Região do Lago de Sobradinho. Esse espaço foi bastante aninado por atrações como o grupo P1 Happers, seguido de apresentações de teatro e músicas.

E para fechar esse dia tão rico de cultura, às 19:00h aconteceu lançamento do filme “Uma Aventura no Semiárido”, que narra a história de dois bruxos (Malagueta e Horrozimbo), que vivem no mundo das fábulas e acabam ganhando uma viagem para o Semiárido. Na região, eles se encantam com a natureza, a cultura e com o povo que vive e produz no sertão. Tanto esse filme, como as mais diversas manifestações da cultura presentes no seminário, mostraram o quanto a arte pode ser uma grande aliada da educação, especialmente na luta para desmistificar as ideias negativas e preconceituosas que escondem e negam as riquezas e belezas que existem nessa região.

Foto e Texto : Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Diversidade cultural movimenta Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005