IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Estudantes da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro receberão livros contextualizados ao Semiárido

Estudantes da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro receberão livros contextualizados ao Semiárido

Estudantes do 4 º e 5º ano da rede municipal de ensino estudarão com os livros didáticos contextualizados, “Conhecendo o Semiárido 1 e 2”, ainda este ano. Estes livros irão compor o conjunto de materiais didáticos destas turmas, uma das ações do Projeto de uso de material didático contextualizado com o Semiárido, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Juazeiro (Seduc) que foi lançado no dia 11 de abril. A publicação é da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) e a 2ª edição está sendo apoiada pela entidade alemã Rückenwuind – Brasilien. e. V.

Esta iniciativa tem o objetivo de contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem através de um processo que envolve o uso de materiais didáticos contextualizados, a formação dos(as) educadores e educadoras e a sistematização da experiência(do trabalho pedagógico). Edineuza Ferreira, coordenadora do projeto e uma das autoras do livro, explica que esta ação possibilitará à comunidade escolar vivenciar a experiência de trabalhar com livros contextualizados à sua realidade sem ferir a Lei de Bases da Educação( LDBN 9.394/1996 ) e sem deixar de ter acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade.

O material didático vai ser distribuído para 3.654 estudantes do 4º e 5º ano, de 21 escolas municipais da sede e 38 escolas do campo, do município de Juazeiro, a partir deste mês. O diferencial deste projeto é o acompanhamento pedagógico articulado entre o Irpaa,e a Seduc, junto às instituições envolvidas, até o final 2015

Ao longo do projeto os/as educadores/as terão formação, com encontros mensais, sendo o primeiro encontro ainda este mês, no dia 26 de abril e orientações contínuas(semanais) que subsidiarão a sistematização da experiência.

A gestora escolar, Rúzia do Nascimento Lima, acredita que o livro venha contribuir para que os professores possam trabalhar, em sala de aula, de fato a educação contextualizada. “Os livros didáticos não são direcionadas a nossa realidade, agora vai ser um trabalho de qualidade bem maior com este livro que estamos recebendo. A gente quer mesmo que aconteça e que os professores abracem esta proposta”, afirma.

O livro é multisseriado, traz uma abrangência multidisciplinar, ou seja, a disciplina não é o centro do conteúdo, como explica Edineuza: “a disciplina encontra o momento certo de contribuir”. O objetivo não é tratar exclusivamente da disciplina, por exemplo, a geografia, mas como a/o estudante pode compreender a geografia, o português, a história, a partir da sua própria realidade, relacionando estes conhecimentos com o que é global.

Para a representante da Seduc, a diretora de valorização do professor e formação continuada, Carliane Oliveira, a expectativa é que a partir da utilização deste material tenha-se uma qualificação no ensino e assim “formar um sujeito diferente”. Ela explica que esta parceria com o Irpaa, que já existia, vem gerando bons resultados para a educação municipal, como a formulação de diretrizes político pedagógicas (para a convivência com o Semiárido), do município. Diante disso, a outra expectativa é dar continuidade ao uso deste material didático para além de 2015.

O nascimento do livro

O livro Conhecendo o Semiárido volume 1 e 2 é uma produção coletiva da Resab, tendo como autoras Cláudia Maísa Antunes Lins, Edineuza Ferreira Souza e Vanderléa Andrade Pereira. A iniciativa começou em Juazeiro, através do Irpaa, que logo lançou a proposta de construção do material para todo o Semiárido, através da Resab. Ele foi produzido de 2002 a 2005 e, em 2010, teve a sua 2ª edição publicada. Antes da publicação, o material foi testado  em todos os estados do Semiárido Brasileiro,  sendo em duas escolas de cada um destes municípios. Ao final desta avaliação junto a educadores/as e estudantes, o material teve a sua 1ª edição impressa e, desde então, é distribuído pela Resab.

Edineuza Ferreira, na sua apresentação, explicou que o livro surgiu das experiências exitosas de educação neste região e, principalmente, pela ausência de materiais didáticos com a perspectiva de contextualização [com o Semiárido]”, explicou.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Estudantes da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro receberão livros contextualizados ao Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005