IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Irpaa e Prefeitura de Sobradinho discutem parceria para implementação da Educação Contextualizada no município

Irpaa e Prefeitura de Sobradinho discutem parceria para implementação da Educação Contextualizada no município

No início deste mês aconteceu reunião inicial entre o Irpaa e a Secretaria de Educação do município de Sobradinho. O objetivo do encontro foi contribuir com a implementação da Educação Contextualizada do município integrando diversas ações da produção, da democratização da terra, da gestão dos recursos hídricos e outros assuntos que são pautas para a consolidação da Convivência com o Semiárido.

Além de conversar um pouco sobre a intervenção do Irpaa no município de Sobradinho, a ideia do encontro também foi firmar uma parceria entre o Irpaa e a secretaria de Educação no sentido de realizar formações para as/os educadores/as e acompanhar algumas escolas com atividades significativas à Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, a exemplo das rodas de leitura. O próximo passo será dado pela secretaria de Educação do município com o levantamento das demandas necessárias para a efetivação da parceria.

Na ocasião, a Secretária da Educação, Ducilene Silva Kestering, informou que o município já contou com algumas experiências de Educação para a Convivência com o Semiárido alguns anos atrás. As ações envolviam o trabalho com alguns materiais do Irpaa, os quais a equipe pedagógica pretende reutilizar este ano.

Na discussão se comentou bastante sobre o papel relevante da educação no sentido de contribuir para que as pessoas acessem as políticas públicas, além de ser necessária para o empoderamento e emancipação das pessoas. Entre os papéis da Educação Contextualizada está a necessidade de sensibilizar as pessoas a mudar a visão de mundo. Assim, a Secretária destacou a necessidade que as/os educadores/as tem de ser pesquisadores/as e conhecedor da realidade local, "é preciso que os nossos professores sintam-se pertencentes ao local", destacou Ducilene.

Estavam presentes na reunião coordenadores do Irpaa e integrantes do Eixo Educação e Produção, a Secretária de Educação do município, Ducilene Soares Silva Kestering, a Chefe de Departamento, Graças Pires e a equipe pedagógica do município.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa e Prefeitura de Sobradinho discutem parceria para implementação da Educação Contextualizada no município

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005