IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Educadores/as de Pintadas visitam Irpaa para discutir educação contextualizada em escolas do campo

Educadores/as de Pintadas visitam Irpaa para discutir educação contextualizada em escolas do campo

Educadores e educadoras do município de Pintadas, no Centroeste baiano, visitaram o Irpaa para conhecer as tecnologias apropriadas ao Semiárido utilizadas pelos/as agricultores/as da região. O grupo formado por 20 professores/as da rede municipal faz parte do Programa Despertar, que tem como proposta formar uma consciência ambiental para estudantes do campo.

A visita ao Centro Dom José Rodrigues foi realizada na sexta-feira (29), momento em que as/os professores/as de Pintadas fizeram a trilha ecológica e conheceram as tecnologias de captação e armazenamento de água e cultivo de alimentos experimentados pelo Irpaa e utilizados pelos agricultores/as nas comunidades.

Para o coordenador do grupo, Ailson Valnei, a visita ao Irpaa é uma oportunidade para incentivar as/os estudantes da zona rural a preservarem a fauna e flora da região. “A gente percebe que a geração atual de alunos não dá tanta importância como deveria para essas tecnologias de Convivência com o Semiárido. Nós educadores usamos os aprendizados pedagógicos para repassar aos alunos o conhecimento que tivemos aqui, para que eles cuidem e saibam vivem em harmonia com o campo”.

Após a trilha, as/os educadores/as participaram de uma roda de conversa com integrantes do Eixo Educação do Irpaa. Para a coordenadora dos professores de Pintadas, Margarida Ferreira, o diálogo com a instituição fortalece a educação contextualizada. “Esse momento para gente é muito significativo, porque estamos na fase de revisão curricular na rede municipal de Pintadas para que a gente insira a educação contextualizada. Para nós é uma experiência rica, porque cada momento de troca de ideias que temos, fortalece essa reflexão”, comenta Margarida.

A colaboradora do Irpaa, Edileuza Silva, esteve presente no encontro com as/os professores de Pintadas e avalia como positiva a busca de outras instituições pela troca experiências com o Irpaa. “Para nós, esses momentos são importantes por dois motivos: primeiro, nós podemos divulgar nosso trabalho para pessoas que ainda não conhecem. A gente cresce e soma, porque há uma troca de experiências. É importante para as/os professores, porque a cidade deles está buscando transformar e ter uma visão mais ampla de convivência com o semiárido”, expõe.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Educadores/as de Pintadas visitam Irpaa para discutir educação contextualizada em escolas do campo

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005