IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

IRPAA participa de missão no Haiti

Image Missão Oficial do Ministério das Relações Exteriores e Agencia Brasileira de Cooperação. Projeto de Cooperação Tripartite Brasil-Argentina-Haiti.

Objeto da missão:

Coordenar a capacitação estimada de 50 técnicos haitianos sobre a construção de cisternas rurais, confecção de bombas manuais e de sistema automático de eliminação das primeiras águas de chuva.

Técnicos do Irpaa orientando haitianos na construção de cisternas de tela de arame muito utilizadas no Semi-arido

 

Em fevereiro de 2006 inicia um intercâmbio tripartite entre o Brasil, Argentina e o Haiti, quando dois técnicos do Instituto Nacional de Tecnologias Agropecuária – INTA da Argentina, visita a Embrapa Hortaliças de Brasília/DF e Embrapa Semi-árido de Petrolina/PE, com o objetivo de discutir os mecanismos de envolvimento da Embrapa na implementação de uma Cooperação Tripartite com o Haiti, nas áreas de transferência de tecnologia para produção familiar de hortaliças com variedades adaptadas ao clima tropical e a construção de cisternas para captação e armazenamento de água, visando o consumo humano.

 

Primeira fase da Missão:
Equipe de técnicos haitianos visitam as experiências no Semi-árido brasileiro
Durante a visita foi realizado uma série de visitas em comunidades do Pernambuco e da Bahia em entidades filiadas a ASA que trabalham no P1MC – Programa Um Milhão de Cisterna. Após o período de visitas foi construída uma cisterna no modelo ferro cimento( cisterna de alambrado galvanizado).
A construção da cisterna fez parte da capacitação dos técnicos haitianos, com o intuito de facilitar a compreensão de todo processo de construção.

 

Segunda fase da Missão:
 Equipe brasileira trabalha na realização da Missão cisterna no Haiti (02/10 a 16/10/2006), uma equipe composta por 02 pesquisadores da Embrapa Semi-Árido(Dr. Aderaldo  Silva e Drª Luiza de Brito) e 01 Técnica do  IRPAA (Elisabete Costa) , desenvolvem no período supra citado, treinamentos sobre a construção de cisternas,  avaliação da qualidade das águas e construção de (02) duas cisternas na comunidade de Balan Te Cho, na província de Ganthier.

 

Terceira fase da Missão Cisterna no Haiti
A Terceira fase da Missão Cisterna foi composta por 01 pesquisador da Embrapa Semi-Árido- (Dr. Aderaldo De Souza Silva) e técnicos do IRPAA (Dário Santos e José Aparecido-ex-IRPAA (Mestre Rural Autônomo). A missão tratou de consolidar a capacitação de técnicos haitianos e de pessoas provenientes de comunidades rurais interioranas, sobre técnicas e processos de construção de cisternas com aproveitamento de águas pluviais, tratou de ensiná-los a confeccionar sistemas de eliminação das primeiras águas  e  bombas manuais para serem utilizados nas cisternas rurais, evitando o contato direto, com a água armazenada, consolidando todas as etapas de atividades de gestão das águas captada e armazenada em cisternas. Durante a Missão cisterna
foram construídas 10 cisternas no processo de capacitação.
Dessa forma a ABC-MRE e EB-Haiti viabilizaram a construção de 10 cisternas e a capacitação de 50 multiplicadores haitianos, com assessoria  da Embrapa e IRPAA.
 A ABC – Agência Brasileira de Cooperação e a  EB- Embaixada Brasileira no Haiti, proporcionou toda logística  e segurança das equipes, a partir de 2006 para viabilizar todo processo de transferência da experiência brasileira em cisternas rurais, no semi-árido nordestino, para o povo haitiano de forma concreta, construindo in loco, no âmbito de comunidades rurais, dez Unidades Demonstrativas;

Ao término do projeto de construção de cisternas no Haiti a equipe do projeto, após três missões, tem plena convicção que os haitianos treinados, têm condições técnicas e administrativas de conduzirem, atividades similares no país.
Nesse sentido, já está programado para março de 2008, um seminário em Porto Príncipe – Haiti para apresentação das experiências de captação de água de chuva existentes no País e a discussão e construção de um projeto de construção de cisterna em escala maior com o envolvimento de várias órgãos de governos, sociedade civil organizada do Haiti e organismos multi laterais.

Dário Nunes dos Santos
Equipe Técnica do IRPAA
Biólogo


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA participa de missão no Haiti

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005