IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Gestores Públicos da região são capacitados em Assistência Técnica e Políticas de Incremento à Produção Local

Gestores Públicos da região são capacitados em Assistência Técnica e Políticas de Incremento à Produção Local

Representantes das prefeituras de Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Canudos e Uauá, participaram na última sexta-feira no Grande Hotel de Juazeiro, de uma importante capacitação sobre formas, mecanismos e parcerias que podem contribuir para o incremento do potencial produtivo desses municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco. O encontro denominado “Oficina: Capacitação e Assistência Técnica sobre Políticas Locais para Biodiversidade”, foi ministrada por técnicos e agentes do Projeto de Governança Local para Biodiversidade  (Glob) juntamente com técnicos da Superintendência de Agricultora Familiar do Estado da Bahia (Suaf) e do Irpaa.
 

Os/as representantes dos municípios apresentaram inúmeras dificuldades que impedem o avanço e o incremento da produção local, principalmente devido a fatores ligados a falta de estrutura dos municípios e das organizações dos produtores e, principalmente, por falta de conhecimentos sobre a legislação e politicas locais que visam fortalecer essa produção. Por conta dessas necessidades, os agentes públicos que trabalham diretamente com os produtores/as e os grupos de produção local receberão nos próximos dias, uma série de capacitações na área de politica local e estruturação da produção com vistas para a comercialização.
 

A colaboradora do Irpaa no Eixo de Produção e gestora ambiental, Gizele Maria, lembrou da dificuldade dos municípios em implantar por exemplo, o Selo de Inspeção Municipal (Sim) para facilitar a produção e comercialização de produtos de origem animal, assim como as associações locais que tem pouca estrutura para armazenar e fomentar o comércio dos produtos típicos da região. Gizele lembrou ainda que, mesmo com as capacitações, é preciso que os gestores estejam sempre empenhados em apoiar as entidades e grupos de produção locais que as vezes dispõem de muitos produtos também de origem vegetal e que podem abastecer os municípios, mas  não têm sua produção e comercialização incentivadas devido à questões, muitas vezes fáceis de serem solucionadas se houver um pouco mais de boa vontade de alguns gestores locais. Realidade a qual todos esperam que seja superada em todos os municípios do Território do Sertão do São Francisco.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Gestores Públicos da região são capacitados em Assistência Técnica e Políticas de Incremento à Produção Local

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005