IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

IRPAA forma nova turma na Escola para a Convivência com o Semiárido

IRPAA forma nova turma na Escola para a Convivência com o Semiárido

No período de 15 a 27 de março de 2009, aconteceu no Centro de Treinamento do IRPAA (Sítio Vargem da Cruz) em Juazeiro BA, mais uma Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido. O curso, promovido pelo instituto, acontece há 19 anos seguidos sempre no mês de março. Esse ano, participaram setenta pessoas, a maioria lavradores e lavradoras, incluindo ainda e estudantes, professores e pescadores, todos vindos de diferentes partes do Nordeste: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Alagoas, Sergipe e Rio Grande Norte.

A Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido, visa discutir as formas apropriadas para uma produção agropecuária familiar praticada com segurança e de forma sustentável aproveitando os recursos naturais que o Semiárido oferece. O conteúdo, trabalha a compreensão sobre como se manifesta o clima no sertão, os regimes de chuvas e as formas corretas para se ter  diferentes fontes de água e diversidade de produção.

Atividades praticadas com mais segurança em áreas de sequeiro como criação de pequenos animais, extrativismo e o beneficiamento  de produtos locais são vistas a partir de uma prática ecológica e ao alcance das famílias de agricultores do Semiárido.

Boa parte desse conteúdo, que inclui educação voltada a realidade do Semiárido, relações de gênero, juventude, políticas públicas e comunicação, é aplicado numa metologia bastante participativa com dinâmicas e trabalhos em grupos com atividades teóricas e demonstrações práticas que acontecem no campo. 

Durante o curso, os participantes fazem diversos levantamentos sobre a realidade de suas regiões. Muitas delas, se revelam carentes de investimentos para a produção, acesso a água, saúde e educação. Esses levantamentos servem de subsídios para elaboração de propostas de intervenções na construção de políticas públicas adaptadas ao Semiárido.
Após a formação, os participantes voltam para suas regiões comprometidos em disseminar toda a aprendizagem em suas regiões de origem, e assim, ajudar suas comunidades com propostas capazes de tornar o sertão uma terra viável, produtiva e possível de se viver bem independente de chuva ou de seca.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA forma nova turma na Escola para a Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005