IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Região de Pinhões conta com ações articuladas de Projetos gerenciados pelo IRPAA

Região de Pinhões conta com ações articuladas de Projetos gerenciados pelo IRPAA

As comunidades de Lagoa das Pedras dos Grilos, Lagoa do Boi e fazendas vizinhas, no distrito de Pinhões, em Juazeiro, tem contado com ações do Projeto Aguadas e do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural - ATER, ambos gerenciados pelo Irpaa com financiamento do Governo do Estado da Bahia.

 
De forma planejada, os técnicos e técnicas dos referidos projetos procuram articular as ações específicas de cada proposta, as quais apresentam viabilidades de convivência com o clima da região. As visitas às famílias tem levado orientações sobre manejo do rebanho, com dicas sobre manejo sanitário e alimentação animal, uso dos recursos hídricos. Cuidados necessários na vacinação de ovinos e caprinos, por exemplo, fizeram parte de atividade do Projeto ATER realizada recentemente nos povoados. Aliado a isso, a construção e limpeza de barreiros e aguadas, executadas pelo Projeto Aguadas, apresenta uma alternativa para captação de água de chuva a ser utilizada na sustentação do rebanho.
 
Cerca de 10 famílias serão contempladas com a abertura de dois barreiros e a limpeza de duas aguadas no povoado de Lagoa das Pedras dos Grilos. O criador Raimundo Francisco da Silva diz que “Deus mandando chuva, não faltará água para meus animais e dos vizinhos”. Os barreiros são escavados, em média, com 3m de profundidade e 5m de largura, com capacidade para 600 m³de água. De acordo com o técnico do Irpaa que atua nestas comunidades, Maélio de Souza, as atividades desenvolvidas contemplam a finalidade dos dois projetos: “O Aguadas trabalha com alternativas de água para criação animal e o ATER prioriza a linha de produção, a assessoria técnica para os produtores”.
 
Em Juazeiro, a parceria entre os dois projetos, além de Pinhões, se dá também nos distritos de Juremal e Massaroca. Dias de Campo com temas ligados à agricultura e pecuária na perspectiva da Convivência com o Semiárido acontecem paralelo a construção ou recuperação de reservatórios de água de chuva, sobretudo para sedentação animal.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Região de Pinhões conta com ações articuladas de Projetos gerenciados pelo IRPAA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005