IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Comunicação

Ao longo de seus 25 anos, o Irpaa sempre valorizou a Comunicação. Nos últimos cinco anos, a entidade passou a investir mais no setor, ampliando o número de colaboradores e colaboradoras dedicados/as a esta tarefa, o que possibilitou uma maior estruturação do trabalho realizado, levando a tornar-se o quinto Eixo de atuação do Irpaa, um Eixo que é transversal aos demais. A missão maior deste Eixo é divulgar a proposta de Convivência com o Semiárido, contribuindo assim com a missão maior da instituição, que é trabalhar pela consolidação da mesma.

O trabalho da equipe de comunicação não pretende ser uma mera assessoria de imprensa. A partir de linhas de atuação, o Eixo se organiza para garantir ações de divulgação do trabalho do Irpaa, mas é também um importante canal de comunicação para tudo que diz respeito à Convivência com o Semiárido. O Irpaa vem fortalecendo-se também como referência na luta pela garantia do direito humano à comunicação, inclusive ocupando espaços regionais que encampam esta luta.

Uma equipe que conta atualmente com cinco comunicadores/as sociais é responsável direta pela execução do planejamento geral realizado a cada início de ano e detalhado/monitorado rotineiramente. Além de realizar um trabalho constante de manutenção das mídias institucionais, a equipe também se dedica ao contato com os meios de comunicação, a comunicação interna e à atividades voltadas para formação em comunicação com públicos diversos, além de representar o instituto em alguns espaços políticos permanentes e pontuais, a exemplo de fóruns, redes, eventos.

A partir disto, nosso objetivo principal é divulgar a proposta de Convivência com o Semiárido com vistas a contribuir com a consolidação da mesma. Dentre as atividades destacam-se a divulgação, registro, arquivamento, elaboração e distribuição de peças de comunicação e materiais para uso didático, especialmente para entidades parceiras, e formação.

Aos poucos, os meios de comunicação que divulgam nosso trabalho, tratam  a proposta de Convivência com o Semiárido como uma saída para essa região. Por exercerem forte influência na sociedade em geral, estes veículos são importantes aliados no processo de transformação social e cultural, que o Semiárido Brasileiro precisa atravessar. O trabalho de assessoria de imprensa volta-se para a necessidade de provocar a reflexão dos conceitos e estereótipos comumente massificados pela mídia convencional. Partimos da lógica de que é preciso uma revisão conceitual da região, a partir da reavaliação de alguns estigmas produzidos pejorativamente e inoportunamente, em função da “seca” como fenômeno catastrófico ou dos grandes empreendimentos (que em sua maioria geram enormes impactos para os recursos naturais e a vida do povo) como única face do progresso para o Semiárido.

Também a nossa contribuição no aspecto da formação política tem sido uma das atividades constantes do Eixo. Participamos de redes e fóruns que tratam a comunicação como direito humano e nesse contexto buscamos pautar a necessidade da democratização da comunicação dentro do conjunto de elementos indispensáveis à consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido.


Resumo de Atividades


O Eixo Comunicação do Irpaa colabora de diversas formas com a divulgação das ações da entidade. É tarefa deste Eixo transformar em notícias, a serem amplamente divulgadas, o conjunto de alternativas, tecnologias e ideias pertencentes à proposta de Convivência com o Semiárido, bem como zelar pela imagem institucional. Além disso, tem também a função de mobilizar os Meios de Comunicação de Massa para que possam divulgar as experiências e acontecimentos que fundamentam a proposta. Na perspectiva da mobilização social, contribui com a formação de diversos públicos, como estudantes, agricultores/as, comunicadores/as populares, entre outros, considerando a importância da comunicação na difusão da proposta de Convivência com o Semiárido.

Para além do trabalho diretamente voltado para a instituição, todo este trabalho realizado pelo Eixo estende-se também aos movimentos sociais e organizações parceiras quando se trata de assuntos e posicionamentos ligados aos princípios e missão do Irpaa. Deste modo, é comum acionarmos os meios de comunicação para cobertura de eventos e divulgação de pautas que não são específicas do Irpaa, mas relacionam-se com a proposta de Convivência com o Semiárido, a exemplo das questões ligadas ao Rio São Francisco, à questão fundiária, à organização popular de forma geral.

Ainda buscamos colaborar com a Comunicação Interna da entidade, o que é feito a partir da criação de alguns canais que proporcionem um maior fluxo de informações, as quais venham a facilitar o diálogo entre a própria equipe e o conhecimento do conjunto de atividades desempenhadas por todos os Eixos de atuação do Irpaa.

Veículos Institucionais


Hoje mantemos atualizada a página na Internet, um dos principais instrumentos de divulgação que possuímos. O mesmo é também um importante canal de interlocução com o público que se manifesta através do “Fale Conosco”. Ainda na Web, desde 2011, mantemos um perfil na rede social facebook, que tanto tem possibilitado expandir a difusão de nossas notícias, quanto ser mais uma forma de troca de informações com internautas, colaboradores e colaboradoras da entidade, parceiros, etc. Devido ao limite de amigos imposto pelo facebook, foi criada mais recentemente uma fan page, que já conta também com um grande números de curtidas.


No meio radiofônico, produzimos semanalmente o programa de Rádio “Viva Bem no Sertão”. Com duração de uma hora, este produto é gravado nas dependências da sede do Irpaa, em Juazeiro, e veiculado aos sábados (06:30h) na Rádio Juazeiro AM e em sete Rádios Comunitárias do Território Sertão do São Francisco, na Bahia.

Produção de Materiais


O registro visual das atividades promovidas pelo Irpaa, seja através de fotografias ou de vídeos, sempre foi uma ação constantemente desempenhada pelo Eixo Comunicação. Isso tem enriquecido muito nosso acervo de registros, o qual é organizado e arquivado em uma sala destinada para este fim.


Estas produções tem como objetivo maior prestar uma orientação pedagógica sobre as formas corretas de se produzir no Semiárido, através de métodos alternativos e sustentáveis, onde a compreensão sobre as especificidades do clima fundamenta essa prática que atinge não somente as famílias de agricultores/as da região, com também, agentes, educadores/as, lideranças comunitárias, gestores/as de políticas públicas, dentre outros atores sociais.


Como consequência tem-se a divulgação positiva da entidade e, principalmente, da proposta de Convivência com o Semiárido. Ao mostrar experiências e resultados positivos, formamos uma opinião junto à sociedade e de modo especial junto aos agentes responsáveis pelas políticas de desenvolvimento dessa região que, por sua vez, já começam a buscar formas de estabelecer parcerias a partir de projetos onde se constatam resultados significativos, os quais buscamos inclusive divulgar nos meios de comunicação.
 

Notícias

    Nenhuma notícia disponível.




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005