IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Oficina reforça práticas para melhorar o manejo de animais apropriados ao Semiárido

Oficina reforça práticas para melhorar o manejo de animais apropriados ao Semiárido

A criação de animais em comunidades rurais de Queimada Nova – PI é uma atividade muito comum. No município é fácil encontrar rebanhos de caprinos e ovinos. Também é muito presente a criação de galinhas, que em Queimada Nova destaca-se pela criação da raça canela preta, que se adapta bem às condições do Semiárido.

Pensando no potencial produtivo animal do município, o Projeto Semiárido Produtivo realizou, nos dias 09 e 10 de outubro, na comunidade Vereda da Lagoa, a oficina temática sobre manejo de animais e produção em quintais. “Nesses dois dias de atividade deu para aprender muita coisa... com essa aprendizagem aqui vou poder criar minhas galinhas mais tranquila”, afirma dona Maria Rosa, que mora na comunidade quilombola Tapuio. Ela conta que já dava alguns remédios para os animais, mas a quantidade era aleatória. Com a oficina, Dona Maria Rosa disse que já sabe a dosagem exata de vermífugo, por exemplo, precisa dar para os caprinos e ovinos.

Algumas famílias que participaram da capacitação já desenvolvem parte das práticas apresentadas por Mona Mirela, colaboradora do Irpaa que facilitou a oficina. Mesmo assim, Luiza Ferreira, da comunidade Vereda da Lagoa, diz que obteve novos aprendizados: “a gente já tinha a prática de curar as bicheiras, mas não tinha a experiência de como tirar os caroços”, revela Luiza.

A agricultora faz parte de uma família de referência no projeto. Ela quer investir na criação de galinhas canela preta e espera em breve ter uma produção grande, que melhore a renda da família, assim como Dona Virgília Ramos, que cria galinhas canela preta e reproduz a raça para venda. Dona Virgília também que melhorar a produção. Ela diz que o investimento individual do projeto deverá ser para melhorar a estrutura para criação de galinhas, ter um galinheiro coberto, com bebedouros e comedouros, o que certamente proporcionará mais qualidade aos animais.

A casa de Dona Virgília e Seu Antônio foi o local escolhido para as práticas de manejo animal. Uma das observações feitas durante o manejo foi sobre a limpeza do aprisco. Dona Virgília e Seu Antônio receberam elogios pela limpeza do espaço. Outro cuidado tomado pela família é separar os animais que apresentam sintomas de doenças. Segundo Mona, esses cuidados aliados ao uso correto de remédios naturais protegem o rebanho de várias doenças. “Nesses dois dias desenvolvemos várias receitas de remédios naturais, como o iodo natural, o sal vermífugo, o sal vitaminado, vermífugo à base de folha de caatingueira”, relata a colaboradora do Irpaa.

Mona avalia positivamente o evento e destaca a troca de aprendizado: “foi uma troca de experiência de região para região, onde os conhecimentos empíricos fizeram toda a diferença”, aponta a técnica do Irpaa.

A expectativa é que as comunidades coloquem em prática os ensinamentos e que isso possa auxiliar na redução de custos, melhorar a sustentabilidade e a segurança alimentar da produção. Outra expectativa é que as/os participantes “disseminem os conhecimentos em suas respectivas comunidades, em forma de mutirão, que vai fortalecer muito a organização social”, projeta Mona.

O Semiárido Produtivo é executado pelo Irpaa com o apoio do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Texto e foto: Comunicação do Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Oficina reforça práticas para melhorar o manejo de animais apropriados ao Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005