IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

OU O BRASIL ACABA COM O LATIFÚNDIO, OU O LATIFÚNDIO ACABA COM O BRASIL!

OU O BRASIL ACABA COM O LATIFÚNDIO, OU O LATIFÚNDIO ACABA COM O BRASIL!

De 1 a 7 de setembro acontece em todo o país o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra. Os cidadãos brasileiros poderão opinar sobre o tema, exercendo a sua cidadania através do voto. As urnas estarão localizadas em pontos estratégicos como praças, escolas, universidades, sindicatos, associações de bairro, mercados populares, entre outros. Além do voto, o cidadão também poderá participar do abaixo-assinado, que continuará circulando pelo país depois do 7 de setembro, a fim de  pressionar o Congresso Nacional a aprovar a Emenda à Constituição – PEC 438, que pretende limitar a propriedade de terra para 35 módulos fiscais.

 

O módulo fiscal é uma medida relativa que define a área mínima suficiente para prover o sustento e a vida digna de uma família. Depende das particularidades de cada município quanto às condições do solo, acesso à água, clima e bioma. Na Bahia, 1 módulo fiscal equivale, em média, a 65 hectares, o que significa que  somente as propriedades acima de 2.275 hectares serão atingidas pela proposta, o que significa apenas 0,14% dos estabelecimentos.

 

Repartir a terra e multiplicar o pão é essencial para mudança da estrutura fundiária do país, na qual milhares de hectares de terra estão concentrados nas mãos de poucos, enquanto a maioria da população passa por dificuldades para garantir o próprio sustento. “Um limite para a propriedade de terra é uma questão de bom senso!”

 

 OU O BRASIL ACABA COM O LATIFÚNDIO, OU O LATIFÚNDIO ACABA COM O BRASIL!

 

Ambos os instrumentos, voto e abaixo-assinado, fazem parte de uma Campanha que foi organizada pelo Fórum Nacional de Luta pela Justiça no Campo e Reforma Agrária e CNBB, esta última através da Campanha da Fraternidade. O perfil da ação tem caráter pedagógico, instigando o debate nos mais variados ambientes: lares, escolas, ruas, igrejas...

 

Mobilize sua comunidade divulgando a Campanha através do Comitê de Mobilização Local. O campo e a cidade caminhando juntos na luta pela democratização da terra!

 

Outros plebiscitos já foram realizados no país, a exemplo da consulta a respeito do pagamento da Dívida Externa, da privatização da Vale do Rio Doce e da ALCA. Em todos os momentos, a mobilização e participação popular garantiram um resultado satisfatório para os movimentos sociais.

 

O dia 03 de setembro foi escolhido para o lançamento oficial do Plebiscito. Em Juazeiro a mobilização será na Praça Santiago Maior, às 16h, com carro de som e intervenção artística. Na oportunidade também serão arrecadadas assinaturas e votos.

 

Plebiscito Popular: pelo Direito à Terra e à Soberania Alimentar.

Vamos às urnas mostrar nosso Poder Popular!

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

OU O BRASIL ACABA COM O LATIFÚNDIO, OU O LATIFÚNDIO ACABA COM O BRASIL!

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005