IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

ASA Bahia realiza lançamento estadual da campanha Tenho Sede nesta quinta-feira (13)

ASA Bahia realiza lançamento estadual da campanha Tenho Sede nesta quinta-feira (13)

“Não falta mais água (na minha comunidade), diminuiu o sofrimento. Aqui ninguém vê mais mulher com lata d' água na cabeça. A cisterna foi uma bênção de Deus”, diz a agricultora Judite Gonçalves, 83 anos, de Senhor do Bonfim-BA que teve a sua realidade transformada para melhor com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Assim como dona Judite mudou de vida com o acesso à cisterna, outras famílias ainda precisam dessa transformação.

Para continuar proporcionando melhor qualidade de vida aos povos da região do Semiárido Brasileiro, a Campanha Tenho Sede visa arrecadar recursos para construção de mais um milhão de cisternas na região do Semiárido Brasileiro. A live de lançamento da campanha Tenho Sede na Bahia acontece nesta quinta-feira (13), a partir das 19h, com transmissão pelo canal da ASA Bahia no YouTube.

A iniciativa conta com participações especiais de artistas de diferentes territórios baianos como os músicos Roberto Malvezzi – conhecido como Gogó, Marcondes Leite, Aurivone Ferreira, Clara Moreira, Juliano Vilas Boas, Climério Vale e Renato Pereira; as cordelistas Roseli Cordeiro, Marliene Souza e Letícia Aparecida; o poeta Agnaldo Rocha e a poetisa Jamielle Dantas; além do guitarrista Valdir Rocha com as cantadeiras de roda e sambadores/as de Várzea da Roça e dos grupos de dança Quilombos Baixão dos Negros e Maria Preta de Banzaê e Quilombo de Juazeiro dos Capotes de Jeremoabo. Além de homenagem ao saudoso Haroldo Schistek, que sempre lutou pelo bem viver dos povos do Semiárido.

O lançamento estadual pretende “mostrar à população da Bahia o significado da campanha Tenho Sede, como as pessoas podem contribuir e o que significa doar um pouco de si para as pessoas que não têm acesso à água”, destaca Naidison Baptista que é um dos coordenadores estaduais da ASA Bahia. Ele ressalta que a necessidade dessa arrecadação de recursos se dá porque o programa de cisternas foi suspenso pelo Governo Federal, mesmo existindo ainda mais de três milhões de pessoas que necessitam dessa tecnologia social fundamental para a Convivência com o Semiárido.

“Esta campanha é muito importante! É uma campanha de cidadania, de liberdade, de apoio às mulheres, porque são elas que na maioria das vezes dedicam grande parte do dia a buscar água. Participe da campanha, venha para nossa live. Movimente seus vizinhos e suas vizinhas, busque doadores e doadoras e você também faça seu gesto de solidariedade”, frisa Naidison, que também é idealizador da campanha Tenho Sede.

Durante a live, serão realizados sorteios de CDs e livros. Para concorrer, siga o perfil da Asa Bahia no Instagram @asabahia e veja as orientações. Acesse o canal da ASA Bahia no YouTube para acompanhar a live de lançamento estadual da campanha Tenho Sede: youtube.com/c/ASABahia.


Tenho Sede

A campanha Tenho Sede foi lançada nacionalmente em setembro deste ano pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Seu objetivo é arrecadar recursos para construção de mais um milhão de cisternas de placas para famílias do Semiárido que sofrem com a falta de água para o consumo humano e produção de alimentos. Há cerca de 21 anos, a ASA construiu 1 milhão e 200 mil cisternas no Semiárido, com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), mudando a realidade de famílias rurais que passaram a ter melhor qualidade de vida, alimentação e saúde, além de possibilitar a produção de alimentos também para a comercialização, colaborando com a renda das agricultoras e agricultores da região.

O acesso à água é um dos elementos norteadores da Convivência com o Semiárido defendida pela ASA, que reúne mais de três mil organizações, que defendem e propagam políticas públicas voltadas para o Bem Viver no Semiárido.

Os/as interessados/as podem colaborar com doações mensais, anuais ou únicas, que podem ser feitas pela internet, no site www.tenhosede.org.br.

A campanha Tenho Sede conta com apoio de Gilberto Gil, que regravou a composição de Dominguinhos e Anastácia com direito a um clipe especial para a ação da ASA. A canção é bastante conhecida e torna-se o hino da campanha justamente por representar a luta pelo acesso à água potável, um recurso natural e vital, direito de todas as pessoas.

Traga-me um copo d'água, tenho sede
E essa sede pode me matar
Minha garganta pede um pouco d'água
E os meus olhos pedem teu olhar

A planta pede chuva quando quer brotar
O céu logo escurece quando vai chover
Meu coração só pede o teu amor
Se não me deres posso até morrer

Ascom Campanha Tenho Sede Bahia 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

ASA Bahia realiza lançamento estadual da campanha Tenho Sede nesta quinta-feira (13)

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005