IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Grande caminhada celebra os 10 anos da ASA

Grande caminhada celebra os 10 anos da ASA

 

 

Com faixas e cartazes nas mãos, cerca de 4 mil agricultores e agricultoras do semiárido brasileiro participaram na tarde desta terça-feira (23) de uma grande caminhada pelas ruas da cidade. A caminhada, intitulada “Por um Semiárido justo e com desenvolvimento sustentável”, fez parte da programação do VII ENCONASA- Encontro Nacional de Articulação do Semiárido, que segue até o dia 26, em Juazeiro-BA.

A caminhada teve como objetivo celebrar os 10 anos da ASA e ressaltar as conquistas na consolidação de políticas positivas de Convivência com o Semiárido. A ASA, articulação formada por aproximadamente 700 entidades não governamentais, enfrenta o desafio de auxiliar na construção de um semiárido mais justo para o homem e mulher do campo priorizando o acesso a terra, a água, a educação contextualizada, a segurança alimentar, economia popular solidária, os direitos e auto-organização das mulheres e a biodiversidade, como metas a serem efetivamente conquistadas.   

A participação dos agricultores surpreendeu a organização do evento, “A caminhada foi além do esperado, participaram representantes de todos os estados do nosso semiárido. Eles conseguiram expressar as conquistas da proposta de Convivência com o Semiárido e pontuar os entraves ao desenvolvimento de uma política justa e adequada ao nosso contexto”. Explicou Ademilson Rocha, coordenador do IRPAA e um dos organizadores do evento.

Nas faixas carregadas pelas ruas, os participantes alertaram sobre os riscos impostos pelo modelo de desenvolvimento em que estamos inseridos. Frases ressaltando a necessidade de preservação do meio ambiente e até mesmo denuncias contra a violência no campo surpreendeu quem estava nas ruas. “Nunca vi nada parecido, são pessoas simples, mas muito conscientes, vi faixas pedindo justiça para a morte de agricultores aqui da região e fiquei muito preocupada, além disso, tem também muitos alertas sobre o Rio São Francisco e sobre o que é necessário para que quem vive na zona rural. ”, ressaltou  a vendedora Mariana Meira (26), que passava pelo local.  

A caminhada saiu do Shopping Águas Center e seguiu em direção a Orla Nova da cidade onde está montada a Feira de Saberes e Sabores, um espaço reservado à representação dos estados do semiárido e sua cultura. Na feira, sempre aberta ao público a partir das 18 horas, também acontece apresentações artísticas. Nesta quarta-feira o público vai conferir a apresentação do Grupo Naend’a, Maviael Melo e Banda Matingueiros.

   

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Grande caminhada celebra os 10 anos da ASA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005