IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Jovens Comunicadores debatem cidadania durante oficina

Jovens Comunicadores debatem cidadania durante oficina

“Cidadania é a participação do cidadão na história da sua comunidade… nós jovens somos a continuação da história. Essa é a nossa importância, dar continuidade a história da nossa região, do Semiárido, principalmente, a cultura de Fundo de Pasto”. O depoimento é do jovem comunicador Alyfi da Silva, da comunidade de Caldeirão da Serra, interior de Uauá – BA, que durantes os dias 24 e 25 de setembro, participou da oficina de Cidadania, que aconteceu no Centro Paroquial da cidade de Uauá.

Essa formação faz parte do projeto Jovens Comunicadores, que é desenvolvido pelo Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado da Bahia, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR. Em Uauá, o projeto conta com a parceria do Irpaa no acompanhamento dos jovens das comunidades de Santana, Pedra Grande e Caldeirãozinho.

Durante os dois dias, as/os jovens estiveram imersos no debate da cidadania e tratando temas geradores como: contexto social e político do país, modo de produção, desigualdade social, cultura, protagonismo da juventude, entre outros, com o objetivo de despertar na juventude a importância do pertencimento à sua comunidade. “Quando você traz esse tema da cidadania, você tenta um resgate da autoestima, do respeito pela sua história, suas raízes, a busca pela valorização do seu local de origem, de perceber o quanto é danoso, na maioria das vezes, o processo do êxodo rural”, explica a cientista política e educadora, Cláudia Machado, responsável por ministrar a oficina.

Dialogando com a fala de Cláudia, Alyfi complementa: “O projeto, hoje, ampliou nossos conhecimentos. A gente tinha aquela ideia que o êxodo era a nossa salvação, que ir para as cidades grandes, que os polos industriais era nossa salvação, mas não. Na nossa região a gente tem muitas riquezas, que é a Caatinga, os frutos da Caatinga… nós podemos viver da nossa cultura, do que a terra nos proporciona”, ressalta o jovem.

Roda de conversas, vídeos, trabalho em grupo foram as metodologias usadas para trabalhar a concepção do que é cidadania. Após essa discussão, a jovem Cristiane da Silva, da comunidade de Pedra Grande, relata que cidadania deixou de ser algo distante: “eu não tinha muito conhecimento sobre cidadania, essa oficina trouxe muito conhecimento … compreendi que cidadania é ter o direito de se expressar, saber respeitar o próximo, ter união”, declara Silva. A jovem destaca o debate sobre política como momento esclarecedor, “nem sempre temos oportunidade de falar sobre política. Foi muito bom”, afirma Cristiane.

Cláudia defende que “precisamos trazer para esses jovens o olhar de que política é vida, nós humanos somos seres políticos. Nós discutimos política nas nossas relações familiares, nos nossos acordos...o tempo todo nós estamos fazendo política, na religião, na escola, em todos os espaços. É preciso desmistificar a política, mostrar a política positiva”. 


Jovens Comunicadores


O projeto é executado em 32 municípios do Semiárido baiano, e tem como proposta, até o ano de 2019, realizar mais de 40 oficinas com as/os jovens desses territórios e ao final construir uma Rede de Comunicação Popular. A vivência dessas formações têm estimulado o fortalecimento da juventude do campo e a produção de conteúdos sobre as comunidades rurais onde vivem, tendo como pauta as diversas temáticas relacionadas à Convivência com o Semiárido, como o acesso à água e à terra, agroecologia, resgates cultural e questões de gênero.

Texto e Foto: Comunicação


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens Comunicadores debatem cidadania durante oficina

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005