IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Irpaa incentiva escolas rurais a trabalharem conteúdos voltados para meio ambiente

Irpaa incentiva escolas rurais a trabalharem conteúdos voltados para meio ambiente

Reconhecendo a importância de trabalhar a preservação ambiental através também da escola, o Irpaa tem incentivado a educação ambiental em áreas de caatinga, uma das linha de ação do Recaatingamento, projeto executado pela entidade em sete comunidades agropastoris e extrativistas do Território Sertão do São Francisco. A iniciativa, que tem contado com a parceria das secretarias de educação dos municípios onde o projeto acontece, realiza formações com professores e estudantes, com o propósito de ampliar a rede de sujeitos críticos comprometidos com a preservação da natureza e cientes das viabilidades da Convivência com o Semiárido.

Um dos municípios envolvidos no projeto é Sobradinho que hoje, diferentemente de algumas décadas atrás, conta com um menor número de famílias, uma vez que muitas destas migraram para as cidades na tentativa de uma melhor qualidade de vida, deixando para trás o enorme potencial da caatinga. É o que confirma a professora Rosangela dos Santos, que há 18 anos dá aula na zona rural do município e aponta o êxodo como o principal desafio para educação no campo hoje na região. A educadora, no entanto, ressalta que a educação ambiental contextualizada contribui com a formação de consciências, ajudando a manter as famílias em suas comunidades.

Em Uauá, estudantes de nível fundamental tem participado dos mutirões para plantio de mudas nativas da caatinga, outra ação do projeto desenvolvida em comunidades fundo de pasto, que tem no extrativismo e no sistema agropastoril sua base econômica. O envolvimento dos/as estudantes confirma a possibilidade de articulação entre escola e comunidade no sentido de consolidar ações mais duradouras. A parceria com a Secretaria de Educação tem ajudado na realização dos mutirões e ativismo dos/as professores que demonstram compromisso com o tema e se dispõem a trabalhar as temáticas nas atividades cotidianas das escolas.

Situação semelhante ocorre em Sobradinho, onde a coordenadora do Núcleo Rural da Secretaria de Educação, Rosangela Fernandes, reconhece a contribuição dos projetos didáticos que os professores são orientados a construir. Para Fernandes, a aplicação destes projetos ajudam, inclusive, a fortalecer a cultura rural, uma vez que as comunidades rurais hoje tendem a estar cada vez mais urbanizadas. A professora defende ainda que há necessidade de trabalhar a interdisciplinaridade como elemento essencial para eficácia na abordagem de temáticas comuns à vida das/os estudantes, como é o caso das questões ambientais.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa incentiva escolas rurais a trabalharem conteúdos voltados para meio ambiente

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005