IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Produção de alimento para o rebanho é estratégia de economia e sustentabilidade

Produção de alimento para o rebanho é estratégia de economia e sustentabilidade

Na comunidade de Lagoa do Boi, município de Juazeiro/BA, as ações desenvolvidas pelo Irpaa tem contribuído diretamente tanto para o autorreconhecimento das famílias agricultoras, na perspectiva de se posicionarem como sujeitos de direito, como na valorização das potencialidades que a região oferece.

Desde de 2012, o Irpaa através dos projeto de assessoria técnica vem realizando processos formativos para o fortalecimento da caprinocultura, a organização social de base (a associação), o gênero e o empoderamento feminino. Já nas práticas agropecuárias destacam-se: manejo sanitário, reprodutivo e alimentar do rebanho, produção de feno e silo, potencial forrageiro da caatinga, descarte de rebanho, recomposição da mata nativa são alguns dos debates feitos na comunidade e que se apresenta como estratégias para a melhoria da produtividade dos sistemas produtivos familiares e comunitários.

Uma estratégia interessante e que vem dando bons resultados é projeto piloto do Ensaio Forrageiro Agroecológico realizado numa área da comunidade de Lagoa do Boi entre técnicos e agricultores. Segundo Clérison Belém, colaborador do Irpaa, o propósito é “ir além da produção de alimentos para os animais. O ensaio forrageiro tem a característica de ser um espaço pedagógico, de aprendizado, experimentando as diversas formas da cultura forrageira, entre eles o sorgo, o milho, a palma, a moringa e a mandioca”, argumenta. Clérison acrescenta que além deste caráter educativo, a área implementada gera renda, pois a partir do momento que os agricultores e as agricultoras diminuem a dependência de insumos de fora da propriedade, eles/as também evitam despesas.

Além da implementação da área experimental para a produção de forragem, os agricultores e as agricultoras também estão sendo assessorados/as para a introdução de práticas agroecológicas, entre elas, o manejo do solo, a adubação orgânica, o uso racional da água para irrigação, defensivos agrícolas naturais etc. A proposta é fazer com que estas experiencias sejam multiplicadas na própria comunidade com outras famílias, e em comunidades circunvizinhas.

Para Rilza Maria Ferreira de Deus, presidenta da Associação de Mulheres e Amigos Criadores Rurais de Lagoa do Boi, este experimento está sendo uma grande surpresa, pois até o momento a produção do ensaio forrageiro já rendeu aproximadamente 1.080 quilos de silagem. Ela conta que “esta ação do projeto veio num momento onde todos nós achávamos que era impossível manter o rebanho, pois a alimentação dos animais consumia praticamente tudo que a família tirava, e assim estava muito difícil de criar”.

Rilza ainda reforça o papel multiplicador dos agricultores e das agricultoras envolvidos/as na ação, e que oito deles/as, “ além de estarem lá na ativa, fazem um trabalho de divulgação fantástico; vão nas casas dos outros produtores mostrando os resultados e hoje quase todos já estão fazendo a prática em casa”, informa.

Deste ensaio forrageiro já é possível identificar avanços, como: os agricultores e as agricultoras despertaram para a necessidade da produção de alimentos para o rebanho, o trabalho associativo, o compromisso assumido por eles na execução das atividades previstas, e o exercício de planejamento da produção.

O Pró Semiárido é uma projeto que atua em 32 municípios, acompanhando 782 comunidades, e que estabeleceu uma parceria entre as organizações da sociedade civil, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

 

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Arquivo Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Produção de alimento para o rebanho é estratégia de economia e sustentabilidade

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005