IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Cultura, resistência e solidariedade marcam lançamento da Campanha Tenho Sede na Bahia

Cultura, resistência e solidariedade marcam lançamento da Campanha Tenho Sede na Bahia

Música, cordel, poesia, resistência e solidariedade marcaram a live de Lançamento Estadual da Campanha Tenho Sede na Bahia, que visa arrecadar recursos para construção de cisternas no Semiárido Brasileiro. Somente no estado, são cerca de 138 mil famílias ainda sem a cisterna para guardar água de consumo. O lançamento estadual faz parte do conjunto de ações da campanha nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

A coordenadora da Campanha Tenho Sede, Fernanda Cruz, destacou a importância dessa iniciativa para levar água às milhares de famílias que ainda não têm acesso a esse bem indispensável à vida. “O que a gente quer é fazer essa grande aliança do povo do Semiárido pra gente poder levar água e mais dignidade para as famílias”.

No entanto, o atual Governo Federal cancelou o programa de construção de cisternas. “Ainda assim, a ASA nunca se conformou com situações adversas como essa ameaça, ela sempre buscou reagir, sempre buscou dar a volta por cima. Essa campanha é a nossa reação, uma reação política ao governo”, ressaltou o integrante da coordenação da ASA Bahia, Naidison Baptista.

O Presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), Cícero Félix, também expressou o sentimento de resistir e esperançar diante o cenário político que esqueceu os pobres. “A campanha Tenho Sede nos ajuda a colocar em caminhada o nosso planejamento de defender a vida. É um farol de esperança, a esperança do fazer acontecer. Viva os povos do Semiárido! Viva a ASA! Viva os nossos parceiros e parceiras! Viva a nossa luta em defesa da vida!”, salientou Cícero.

Como dizem os versos da jovem cordelista Letícia Aparecida, a Lety Poetisa da comunidade Barra Bom Sucesso em Sobradinho-BA, “O programa um milhão de cisterna / Trouxe muitas maravilhas / Não só facilitou o trabalho das mulheres / Como também serviu de auxílio / Pois colocou gotas de esperanças / Na vida de muitas famílias (...)”.

Para retomar essa luta e defender a vida e os povos do Semiárido, todas as pessoas podem fazer parte da campanha, colaborar com doações mensais, anuais ou únicas, feitas pela internet, através do site www.tenhosede.org.br, como também entrar em contato por meio do WhatsApp: (81) 98255-9946. Faça a sua doação para que mais famílias do Semiárido tenham acesso à água potável com a cisterna de armazenamento da água da chuva.

O lançamento da Campanha Tenho Sede foi mediado pela jovem cordelista Keu Silva e a comunicadora Amanda Monteiro. A programação contou com a participação de artistas de diferentes territórios baianos como os músicos Roberto Malvezzi – conhecido como Gogó, Marcondes Leite, Aurivone Ferreira, Juliano Vilas Boas, Climério Vale e Renato Pereira; as cordelistas Roseli Cordeiro, Marliene Souza e Letícia Aparecida; o poeta Agnaldo Rocha; além de exibição do videoclipe do guitarrista Valdir Rocha com as cantadeiras de roda e sambadores/as de Várzea da Roça e dos grupos de dança Quilombos Baixão dos Negros, Maria Preta de Banzaê e Quilombo de Juazeiro dos Capotes de Jeremoabo.

A live contou também com homenagem a Haroldo Schistek, que dedicou parte de sua vida aos povos do Semiárido, e disseminou a ideia da Convivência com o Semiárido. Haroldo faleceu em 9 de dezembro de 2021. Para rever todos esses momentos da live, acesse o canal da Asa Bahia no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=9P8s_4R9ghU&t=3489s

Ascom Campanha Tenho Sede
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cultura, resistência e solidariedade marcam lançamento da Campanha Tenho Sede na Bahia

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005