IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Inaugurada mais uma indústria de beneficiamento de frutas em Uauá

Inaugurada mais uma indústria de beneficiamento de frutas em Uauá

 A cidade de Uauá viveu na última quinta-feira um momento muito especial com a inauguração de mais uma indústria de beneficiamento de frutas da Caatinga. Essa fábrica, assim como a que foi inaugurada em 2005, também será gerenciada pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc).

A inauguração, que contou com a presença de milhares de pessoas de diversos municípios da região foi feita oficialmente pelo governador da Bahia Rui Costa e pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo Rodrigues, juntamente com a presidente da Cooperativa Denise Cardoso.

Essa importante conquista para as famílias de produtores/as de região é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), parte do projeto Pró-Semiárido que irá contemplar 70 mil famílias baianas da zona rural, com investimentos de 100 milhões de dólares, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Além dos/das agricultores/as e cooperados da Coopercuc que lotaram o pátio e as dependências dessa nova indústria, a inauguração contou também com a presença do ex-governador Jaques Wagner, deputados/as, prefeitos e do presidente do Fida, Kanayo Nwanze. Kanayo, que é da Nigéria e tem viajado diferentes partes do mundo, disse que nunca viu tanta gente em uma inauguração de um empreendimento apoiado pelo Fida, e que em Uauá a Coopercuc está dando oportunidade para que as pessoas possam provocar importantes mudanças em suas vidas.

O secretário Jerônimo Rodrigues e ex-governador Jaques Wagner disseram que a inauguração dessa nova agroindústria no município de Uauá faz parte de uma nova visão de governo que enxerga o trabalho das famílias rurais como de grande importância para a melhoria de vida das pessoas, garantindo para isso incentivos públicos para agricultura familiar. Ressaltaram ainda que essas conquistas são direitos alcançados por meio de lutas das organizações.

O governador Rui Costa falou dos investimentos feitos nesse agroindústria na ordem de 4 milhões de reais e que muito vão ajudar o trabalho que já vem sendo realizado pela Coopercuc e que agora com a ampliação da produção e comercialização dos produtos vindos da agricultura familiar muitas famílias da região terão uma melhoria em suas rendas e consequentemente, na sua qualidade de vida.

“Mais de 700 mil famílias vivem da agricultura familiar na Bahia (...) e nós estamos trabalhando para melhorar a mecanização, a assistência e a comercialização onde esses agricultores podem agregar mais valor aos doces, as geleias e outros produtos, disse o governador.

A presidente da Cooperativa, Denise Cardoso, agradeceu a todos os parceiros e colaboradores/as que tornaram esse sonho possível, de modo especial às mulheres das comunidades rurais de Canudos, Uauá e Curaçá que sempre foram verdadeiras guerreiras desde os primeiros momentos dessa luta popular em torno do beneficiamento do umbu e de outras frutas da caatinga. Denise disse que gerenciar essa nova agroindústria com tamanha magnitude será um grande desafio, mas a Coopercuc vai manter cada vez mais vivo o trabalho de base nas comunidades que tem sido a essência do sucesso dessa cooperativa de todas as famílias envolvidas nesse processo.


Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Inaugurada mais uma indústria de beneficiamento de frutas em Uauá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005