IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Município no Ceará desenvolve projeto de Educação Contextualizada

ImageNos dias 22, 23 e 24 de agosto, aconteceu o I módulo de formação continuada para os/as educadores/as do município de Quiterianópolis no Ceará, especialmente os que trabalham nos pólos  de Baixio e Gavião.

A temática trabalhada neste I módulo foi sobre o Semi- árido brasileiro - Histórico, com a finalidade de possibilitar novos conhecimentos sobre a história do lugar onde se vive a partir de um novo olhar sobre a região do SA, repensando a escola como um espaço de problematização e intervenção na realidade, bem como de produção de conhecimentos e tecnologias sociais que possibilitem uma melhor convivência com a região.

ImageO trabalho é realizado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o IRPAA- Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, com o apoio da Cáritas Regional do Ceará e com a Cáritas Diocesana de Crateús.
Participaram do encontro 50 educadores/as que trabalham com a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Na avaliação dos/as professores/as, e também da coordenadora pedagógica da Secretária de Educação, Erdimária Macedo, o encontro foi muito importante pois possibilitou o conhecimento da realidade onde a escola está inserida e favoreceu para que a mesma repense o seu fazer pedagógico, seus conteúdos e possa contribuir com a melhoria de vida das pessoas que vivem na comunidade. Como desdobramento da oficina, os/as educadores/as fizeram um breve planejamento, onde escolheram sub-temáticas relacionadas ao histórico do Semi-Árido, para trabalharem em sala de aula. Além disso, irão desenvolver um diagnóstico na comunidade juntamente com os/as alunos/as enfocando as fragilidades e potencialidades existentes, focando as seguintes questões:
- A situação da água na comunidade (quais as formas de captação da água existente na comunidade; os problemas relacionadas a qualidade da água; o tipo de solo; quais as dificuldades que a comunidade enfrenta relacionada a produção e agricultura familiar; e que trabalhos vêm sendo desenvolvidos nas comunidades referente a proposta de Convivência com o semi-árido). Depois desse diagnóstico, os/as educadores/as juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e a Cáritas Diocesana, irão realizar um Seminário com os pais e as mães dos/as alunos para apresentarem o resultado do diagnóstico e também a proposta de ImageEducação contextualizada para a Convivência com o Semi-Árido.
É importante ressaltar que este trabalho é continuidade de um projeto que foi desenvolvido há três anos atrás, de uma Parceria da Cáritas Regional do Ceará, Secretaria Municipal de Educação de Quiterianópolis, Secretaria Municipal de Educação do Município de Independência e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada- IRPAA.  Como avanço desta parceria, se constitui um núcleo da RESAB- Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro na região de Crateús, onde participam várias instituições como: A Secretaria Municipal de Educação de Quiterianópolis, a Escola Família Agrícola D. Fragoso, a Cáritas Diocesana, a Faculdade de Educação de Crateús, o Sindicato dos professores de Crateús entre outras que vêm apoiando o processo de formação continuada para os professores/as dos municípios daquela região e se lutando por a implantação de uma politica pública de educação diferenciada para a região do Semi-Árido.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Município no Ceará desenvolve projeto de Educação Contextualizada

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005