IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Curso de Convivência com o Semi-árido para jovens

Image
Jovens estudando sobre o Semi-árido

 

 

Escola de Formação de Jovens

em Convivência com o Semi-árido.

De 18 a 26 de outubro de 2008

no Centro de Treinamento do Irpaa em Juazeiro-BA

 

 

Visando contribuir para a formação dos futuros agricultores e agricultoras do Semi-árido em Convivência com o Semi-árido para que possam conhecer melhor sua região e tirar da terra seu sustento com dignidade e sustentabilidade.

 

A Cáritas de São Raimundo Nonato (PI) em parceria com o Irpaa promove mais uma Escola de Formação de Jovens em Convivência com o Semi-árido. O curso aborda todo um conteúdo voltado para o reconhecimento da região e suas características geoclimáticas com vistas para o planejamento de uma produção agropecuária familiar segura.

 

Partimos do pressuposto que a maioria das pessoas tem um imaginário equivocado e negativo do Semi-árido. Esse imaginário influencia fortemente no planejamento e na execução das atividades politicas, culturais, sociais e econômicas da região. Não se trata simplesmente de uma questão técnica, o imaginário é muito mais uma questão cultural. Sem acreditar ou sem conhecer o potencial, as dificuldades e os limites do Semi-árido, as famílias têm muitas dificuldades em permanecer na propriedade, buscando a migração e a dependência dos programas sociais para sobreviver.

 

A Escola de Formação de Jovens integra conhecimentos técnicos, científicos e culturais na criação de uma nova visão da região Semi-árida, levando as pessoas a se darem conta do grande potencial ecológico que é o bioma Caatinga sem se descuidar dos desafios a serem superados e do limites a serem respeitados

.

Trabalhamos com o método Paulo Freire, onde o assessor é apenas um facilitador, levando as pessoas a interagirem com as novas informações, construindo novos conceitos a partir dos conhecimentos que já possuem.

 

Cada participante leva consigo uma cartilha com um resumo o conteúdo e a reprodução dos desenhos apresentados. Essa cartilha servirá para estudo e para multiplicação dos conhecimentos na comunidade.

 

O curso é realizado em um centro de treinamento na zona rural, onde os participantes vivem a realidade do campo com oportunidade de praticar as atividades rurais e conviver com as famílias da agricultura familiar que moram no entorno.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Curso de Convivência com o Semi-árido para jovens

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005